Contente
Como resultado do pigmento adicional, a melanina, presente em homens negros, eles têm necessidades especiais de cuidados com a pele. A melanina protege a pele da exposição ao sol, mas este pigmento é o responsável por uma pele mais escura, que pode se inflamar facilmente, especialmente após barbear. O resultado pode ser "desigual", ou o tom de pele pode ficar irregular. Felizmente, existem técnicas de cuidados que podem melhorar a textura e o tom da pele.
Muitos negros têm pele a pele facial sensível (African american business man image by Elke Dennis from Fotolia.com)
Fazendo a barba
Muitos homens negros sofrem de pseudofolliculitis barbae, também conhecido como pelos encravados. Os cabelos causam um inchaço, muitas vezes um tom mais escuro, e pode gerar coceira ou incômodos. Esses irritações podem estar presentes no pescoço, queixo, bochechas e até mesmo no couro cabeludo. Como o cabelo é mais espesso, quando um fio de cabelo cresce, ele se enrola para dentro da pele, causando o inchaço e irritação.
Uma pessoa com essa condição deve sempre usar uma navalha afiada, com apenas uma lâmina. Sempre use creme de barbear para amaciar os pelos e faça a barba no sentido em que o cabelo está crescendo. Remova todos os pelos encravados com pinça. Para alguns casos, alguma medicação pode ser necessária. As opções incluem: antibióticos tópicos, retinoides ou hidroquinonas. Consulte um dermatologista para determinar qual tratamento adequado para você.
Pela seca ou oleosa
Muitos homens negros têm a pele oleosa. Lavar o rosto duas vezes ao dia ajuda a evitar o excesso de óleo. Use um creme de limpeza facial feito especialmente para peles oleosas para remover o óleo e sujeira. Para os homens com pele seca, produtos para limpeza do rosto devem conter hidratantes como aloe vera, manteiga de karitê ou soja.
Esfoliação
Já que homens negros têm problemas com pelos encravados e pele sensível, a esfoliação é importante. As células mortas da pele se acumulam e a pele fica irregular e áspera. Isto também pode aumentar os poros ou causar bloqueio, o que pode irritar ainda mais a pele. Um esfoliante devem conter ácido cítrico ou ácido glicólico para remover quaisquer bactérias. Esse produto mantém a pele lisa e deve ser usado duas vezes por semana.