Contente
As enguias não são exatamente carniceiras, mas é verdade que elas comem uma grande variedade de criaturas oceânicas e de água doce. Existem vários tipos de enguias e elas têm dietas bastante variadas baseadas em seu tamanho. As enguias menores alimentam-se apenas de pequenos organismos aquáticos, enquanto as maiores alimentam-se de diferentes espécies de peixe.
As enguias são oportunistas, mas alimentam-se principalmente de peixes e pequenos crustáceos (eel image by Amjad Shihab from Fotolia.com)
Oportunista
A maioria das enguias é predadora oportunista, ou seja, as enguias se alimentam de tudo o que aparece em seu caminho, não se preocupando muito com sua dieta desde que as presas sejam pequenas o suficiente para serem devoradas. O mesmo tipo de enguia consegue comer camarões, sapos, peixes, insetos que caem na água ou vivem em sua superfície e outras pequenas criaturas. Entretanto, algumas enguias preferem se especializar em apenas uma ou duas espécies dependendo de onde estiverem vivendo.
Larvas
As enguias pequenas costumam não ser grandes o suficiente para que possam abater peixes que se movem rapidamente. As menores enguias costumam comer larvas de insetos, as minhocas que ainda não se desenvolveram e são presas fracas e indefesas. Algumas enguias pequenas também se alimentam de anfíbolos e pequenos caramujos.
Piscívoros
As enguias maiores, principalmente as mais finas, precisam de uma dieta mais substancial para continuarem crescendo. Essas enguias acabam se tornando piscívoras ou predadoras de peixe. As táticas de ataque podem variar, mas a maioria das enguias prefere ficar escondida em cavernas de onde possa sair rapidamente e embarcar em cardumes.
Invertebrados
Algumas espécies de enguias também se alimentam de invertebrados, principalmente se outros organismos pequenos não estão disponíveis. A enguia elétrica, por exemplo, consome caranguejos e camarões de água doce em seu estado juvenil. Quando ela cresce, altera sua alimentação para anfíbios e peixes, mas ainda come crustáceos se tiver oportunidade. Outras espécies de enguia também comem camarões e organismos similares.
Enguias como alimentação
Quando as enguias são criadas com objetivos comerciais, elas precisam ser adaptadas a fontes de comida artificiais. A maioria dos criadores começa a alimentá-las com peixes e depois alteram para comidas artificiais feitas de peixe ou marisco. Quando a enguia se torna acostumada, os criadores alteram novamente para uma dieta formulada baseada em peixe fresco e fígado moído. Às vezes, os criadores transformam essa comida em grânulos.