Contente
- Redundância de dados
- Acesso limitado à usuários
- Falta de armazenamento e normas de acesso
- Falta de transações
O gerenciamento de arquivos de dados do sistema (ou bancos de dados flat-file) serviu como o único método de armazenamento de arquivos e recuperação antes da criação dos sistemas de gestão de banco de dados (como os bancos de dados relacionais). Apesar de manter algum uso, os bancos de dados flat-file sofrem de má acessibilidade, redundância de dados, a falta de padrão de acesso e a incapacidade de organizar os dados.
O gerenciamento de dados de arquivos de sistemas tem desvantagens chaves quando comparados o outros sistemas de gerenciamento de banco de dados (deep in database image by .shock from Fotolia.com)
Redundância de dados
Uma vez que os bancos de dados flat-file dependem de arquivos que contêm registros em formato de texto, sem quaisquer dados estruturais, não é possível relacionar dados de um arquivo para o outro. Por exemplo, se um arquivo contiver um registro de endereço do "Sr. Silva", outro arquivo que utiliza essas mesmas informações de endereço precosa replicar esses dados. O segundo arquivo deve duplicá-los. Isto significa que os dados do endereço do "Sr. Silva" existem em dois arquivos ao mesmo tempo. Em grande escala, isso conduz à redundância de dados, que pode tomar espaço muito rapidamente no banco de dados, provando a sua ineficiência.
Acesso limitado à usuários
Normalmente, os sistemas flat-files não dão suporte à acesso de múltiplos usuários. Isso significa que usuários em diferentes máquinas não podem acessar os mesmos dados simultaneamente, limitando o acesso caso vários eles os procurem ao mesmo tempo.
Falta de armazenamento e normas de acesso
Como o sistema flat-file precisa dos dados armazenados, ele necessariamente dependo do sistema de arquivo, que define como esses arquivos são guardados e lidos. Isto amarra os dados ao sistema que os armazena, e qualquer outro software usado para acessá-los deve estar de acordo com esse sistema de arquivos. Assim, quaisquer alterações no banco de dados exigem mudanças em todos os softwares que o acessam.
Falta de transações
Solicitar dados de um banco flat-file é simplesmente recuperar esses dados em um único arquivo. Solicitar e recuperar os dados de vários arquivos ao mesmo tempo (chamado de "transação") é impossível. Isto significa que solicitações complexas, que fazem essa recuperação exata e eficiente, simplesmente não existem.