Contente
Os Shiba Inus são as menores raças de cães japoneses. São laranja avermelhados e parecem pequenas raposas vermelhas. Eles são muito amáveis e geralmente agem mais como gatos que cães. Você precisa entender como cuidar de um quando adotar um Shiba Inu.
Instruções
Esses cães são muito inteligentes, portanto é necessário ter cuidado com os comportamentos que eles desenvolvem (Dan Kitwood/Getty Images News/Getty Images)-
Treine o Shiba para usar a coleira desde cedo. Os Shibas foram criados originalmente como cachorros de caça, portanto eles têm o instinto de seguir animais pequenos. Assim, é bem provável que ele vá querer perseguir um gato caso veja um, correndo o risco de ser atropelado. O uso da coleira vai prevenir esse e outros tipos de situação.
-
Forneça várias atividades para o cão. Para cuidar de um Shiba você deve mantê-lo estimulado mentalmente, já que eles gostam de correr e brincar com outros animais, assim como com humanos.
-
Instale uma cerca de 1,8 metros para prender seu Shiba quando ele for para fora. Esses cachorros podem pular bem alto, considerando seu porte pequeno, podendo até escalar, o que é especialmente importante se seu cachorro for um macho jovem.
-
Dê ao Shiba várias coisas para mastigar, que é uma atividade normal para os cães, portanto, garanta que ele saiba a diferença entre o que ele deve mastigar ou não.
-
Socialize seu animal desde jovem. Como são cães de caça eles às vezes podem agir de forma arrogante perto de crianças, por isso é importante que o cachorro fique perto da maior quantidade possível de tipos de pessoas. Lembre-se de sempre supervisioná-lo nessas situações, especialmente com estranhos e crianças pequenas, o que também se aplica para outros animais que o cão não conhece.
-
Essa é uma raça que aprende muito depressa. Qualquer coisa que você mostre ou permita que ele faça vai provavelmente ser repetida, então tome cuidado.
-
Escove-o regularmente. A troca do pelo geralmente se dá duas vezes ao ano, mas dependendo do clima eles podem ser tosados o ano todo. Você pode evitar o pelo na casa ao escová-lo regularmente.
Dicas
- Eles gostam de se aninhar na sua cama e sentar no seu lado quando você vê televisão. Forneça bastante amor para eles.
- Assim como qualquer animal de estimação, é importante lembrar de fazer visitas regulares ao veterinário. A raça tem alguns problemas comuns, como alguns de visão, luxação da patela e displasia de quadril.
Aviso
- Os Shibas as vezes "gritam" quando estão infelizes ou desconfortáveis, portanto não o puna por isso, já que faz parte do instinto dele.