Contente
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, adultos com mais de 65 anos são um grupo de risco para gripe. Por seus corpos estarem menos capazes de lutar contra a doença, falha respiratória e pneumonia são comuns. Essas doenças podem causar morte. Consulte um médico assim que os sintomas ocorrerem para que riscos mais sérios à saúde sejam prevenidos.
Aprenda como cuidar de idosos com gripe (Amos Morgan/Photodisc/Getty Images)
Sinais de gripe
Quando estiver tomando conta de idosos, fique atento para sinais de gripe. Estes incluem febre prolongada, dores de cabeça, pele suada ou pegajosa, dificuldade na respiração, vômito ou diarreia, exaustão e dores generalizadas.
Cuidado da gripe sazonal
Leve o idoso ao médico imediatamente se suspeitar que ele esteja com gripe. Medicamentos como Tamiflu ou seu equivalente genérico devem ser administrados 48 horas depois do aparecimento dos sintomas para lutar contra as gripes do tipo A e B. A ajuda médica também deve ser procurada para que sinais de pneumonia ou outras doenças respiratórias sejam detectadas. Idosos que pareçam estar extremamente doentes devem ser internados para observação. Idosos que contraíram H1N1 podem ter que ser hospitalizados caso tenham outros problemas de saúde como diabetes ou prolemas de coração. A combinação de H1N1 com outros problemas de saúde pode ser fatal. Em casa, monitore o idoso. Faça com que ele beba líquidos como água, suco e chá para prevenir desidratação. Comer pode ser difícil, então ofereça refeições leves se não houver vômito. Comidas macias como bananas, aveia, fatias de laranja, arroz e canja contêm vitamina C, B6, B12 e ácido fólico que ajudam na recuperação. Repouso também é importante. Certifique-se de que o idoso continue a tomar remédios para outros problemas de saúde a menos que eles não interfiram no tratamento da gripe. Não exponha o idoso a baixas temperaturas sem que ele esteja usando um casaco quente, chapéu e luvas. O ar frio pode diminuir a imunidade e causar problemas respiratórios. Leve o idoso ao hospital se seu quadro piorar ou caso ele não pareça melhorar depois de uma semana da visita ao médico.
Prevenindo a gripe
Injeções anais é uma forma de prevenir a hospitalização, pneumonia e morte. Muitas farmácias, asilos, médicos e organizações como a Cruz Vermelha oferecem vacinas contra gripe. A vacina pneumococcal também é recomendada a idosos contra o aparecimento de pneumonia bacteriana. Entre em contato com um médico para saber mais sobre a vacina contra H1N1.