Contente
Cordões de miçangas indígenas apresentam tecelagem plana e estampas coloridas criadas pelas miçangas. Diferentemente dos cordões de macramé contemporâneos, eles não são feitos para segurarem coisas. Eles geralmente são gargantilhas, pulseiras, brincos ou bordados para coletes ou mocassins. Você pode fazer alguns para enfeitar um par velho de jeans ou uma jaqueta que goste muito.
Instruções
Dê outras funções para um cordão de tecelagem plana que não seja segurar coisas, como apitos, por exemplo (Jupiterimages/liquidlibrary/Getty Images)-
Organize suas miçangas de sementes com um padrão indígena em um pedaço de feltro. O design deve ser plano e quadrado nas bordas. O padrão deve ser geométrico com algumas flechas e cores. Você pode estender o padrão para as bordas da peça ou finalizar com cores em volta.
-
Corte um pedaço de arame para pulseira seis vezes mais longo do que será seu cordão. Para fazer um cordão de 15 cm, por exemplo, você precisa de um pedaço de 90 cm de arame.
-
Coloque no arame a primeira fileira de miçangas. Depois, passe para a segunda fileira, que deve ficar do lado esquerdo do fio e virada para trás. Ela deve ficar para trás ou seu padrão não vai ficar do jeito que você quer.
-
Dobre a segunda fileira de miçangas para o lado direito para que ela fique paralela e abaixo da primeira. Deslize o lado direito do arame através da fileira de miçangas à esquerda.
-
Continue adicionando fileiras de miçangas dessa forma até que você tenha alcançado a extremidade de seu design. Coloque arame extra na parte de trás da última fila de miçangas e prenda-o com super cola.
Dicas
- Você não precisa fazer somente padrões retos ou retangulares com seus cordões indígenas. Tente fazer padrões de diamante amarrando fileiras de duas, três, quatro e cinco miçangas, uma após a outra. Subtraia uma miçanga de cada fileira subsequente, até que restem duas, depois volte para cinco.
O que você precisa
- Miçangas de sementes
- Feltro
- Arame de pulseira
- Tesoura
- Super cola