Contente
Construir seu próprio aquário de acrílico pode não apenas lhe economizar dinheiro, mas também ser um forma recompensadora de adequar aquários à sua casa. Para o primeiro aquário, você provavelmente deverá começar pequeno, aprendendo o básico. Em seguida, você poderá construir aquários maiores e mais personalizados.
Instruções
Peças de acrílico são perfeitas para a confecção de aquários diversos (Thinkstock/Comstock/Getty Images)-
Desenhe um esboço simples do tanque, incluindo as medidas. Tente ser o mais exato possível, para que você possa usar o diagrama na compra de material no tamanho correto.
-
Compre os pedaços de acrílico para fazer as laterais do aquário. Pedaços pré-cortados podem ser comprados em grandes lojas de construção, mas os funcionários não cortarão os pedaços no tamanho exato. Visite uma loja de acrílicos para personalizar os tamanhos.
-
Escolha pedaços de acrílico espessos o suficiente para suportar o peso do tanque. Uma espessura de 6 mm funciona para alturas maiores do que 30,5 cm; 1 cm para alturas maiores do que 45,7 cm; 1,27 cm para alturas maiores do que 61 cm e 1,9 cm para alturas maiores do que 76,2 cm. Aquários maiores precisam de peças com cortes especiais, sendo necessário falar com o seu fornecedor sobre um espessura apropriada para o tamanho de seu tanque.
-
Corte as peças do topo e do fundo com espessura aproximadamente 6 mm maior para permitir a junção. As laterais da frente e de trás devem ser do mesmo tamanho.
-
Use a máquina de desbastar para cortar encaixes nos quatro cantos das peças. As frontais e traseiras devem ser apenas preparadas no topo e no fundo.
-
Recorte qualquer buraco adicional de que você necessite a partir da folha de acrílico superior. Desenhe linhas na peça protetora e use uma serra para cortar os pedaços. Para linhas longas, você poderá usar a régua com a serra.
Prepare as laterais de acrílico
-
Alinhe suas peças e retire o papel protetor dos cantos.
-
Deixe uma ligeira sobreposição nas juntas, de forma a permitir que o acrílico tenha um lugar para se grudar durante a aplicação do solvente.
-
Aplique o solvente nas juntas. Uma seringa ou bisnaga de plástico permitirá que você controle o fluxo de solvente a ser usado, o que significa linhas mais limpas. Tenha cuidado para não gotejar solvente, já que ele se endurece rapidamente
-
Tenha alguém para ajudá-lo a segurar as peças juntas enquanto você sela as juntas.
-
Evite bolhas durante o selamento. As peças devem estar niveladas ou ocorrerão bolhas. Pratique a selagem em acrílicos usados.
-
Sele cada junta com o cimento solvente e deixe-os secar por, no mínimo, três a quatro horas. Para tanques de peixes maiores, você terá que deixar que cada junta se seque antes de encaixar a próxima peça.
-
Deixe o tanque secar durante a noite
-
Lixe qualquer superfície áspera ou pontas agudas no lado exterior do tanque.
-
Deixe o aquário em repouso por, no mínimo, uma semana antes de colocar água. Quanto mais tempo você permitir ao aquário que descanse, mais ligadas as juntas permanecerão. É comum esperar até um mês.
-
Retire o papel protetor do acrílico e enxague-o antes de colocar água.
Selando as juntas
Dicas
- Utilize peças de acrílico usadas para praticar o corte, a rotação das peças e a junção. Isso lhe permitirá aprimorar sua experiência antes de começar a trabalhar com tanques de peixes reais.
- Deixe as folhas de proteção do acrílico até que você comece a juntar as partes. Isso protege as peças contra arranhões.
O que você precisa
- Acrílico
- Máquina de desbastar
- Serra
- Régua
- Cimento solvente