Contente
Após a 2ª Guerra Mundial, abrigos nucleares em porões e quintais, projetados para reduzir o risco de exposição à radiação de bombas nucleares, tornaram-se populares. Embora agora o governo forneça abrigos para grandes populações em oposição aos modelos para famílias, o risco de exposição à radiação ainda é um fator, considerando que há 50 usinas nucleares em operação. Considere algumas instruções quando for construir seu próprio abrigo.
Instruções
Construa um abrigo (Photos.com/Photos.com/Getty Images)-
Escolha uma área abaixo do solo para seu abrigo nuclear se um terremoto ou inundação não forem um risco. Embora acima do solo os abrigos são admissíveis nessas condições, o solo, por si só, fornece uma barreira natural, reduzindo efetivamente os níveis de radiação.
-
Projete seu abrigo nuclear de modo a prover espaço suficiente para todos os ocupantes sobreviverem no mínimo duas semanas após o acidente nuclear, permitindo que a radiação retroceda a um nível seguro. Isso significa projetar cômodos de dormir e banheiro se não houver tais estruturas disponíveis no porão. Se você planeja usar seu abrigo apenas contra tempestades, você pode escolher construir um modelo menor.
-
Escave e despeje paredes de concreto de uma espessura de 20 cm e reforce o concreto com aço, em forma de um viga estrutural. Seguir o código de construção nacional é suficiente para abrigos nucleares abaixo do solo.
-
Impermeabilize as paredes de concreto do seu abrigo antes de reaterrar. Compre um bom selante baseado em alcatrão e passe uma camada grossa nas paredes de concreto secas para prevenir que a umidade do solo e o escoamento entrem no abrigo.
-
Faça uma ventilação adequada. Instale um ventilador de teto para liberar o ar quente que se acumula no abrigo e forneça entradas filtradas para remover as grandes partículas nucleares no ar, se seu abrigo for para proteção radioativa.
-
Construa um teto reforçado no seu abrigo, coberto com 30 cm de solo. Se seu abrigo é grande, um sistema de treliça de aço projetado irá fornecer proteção adicional do solo ou concreto que irá cobrir o abrigo. Colocar um pátio em cima do seu abrigo é uma forma popular de adicionar proteção extra. Evite usar a superfície sobre terra como entrada de garagem.
-
Forneça uma fonte de água adequada. Os especialistas discordam no perigo de longo prazo em tomar água irradiada, mas todos concordam que nos dias seguintes a um incidente nuclear, as fontes de águas expostas não são potáveis. Água potável filtrada pode não fornecer uma proteção adequada. Considere a instalação de uma unidade de destilação no seu abrigo para processar a água antes de ser bebida ou usada para lavagem.
-
Instale uma porta de aço pesado na entrada do seu abrigo nuclear para desviar as partículas radioativas. Em adição, o método mais seguro de entrada em um abrigo é por meio de uma porta instalada plana no chão com escadas descendo abaixo. Entradas elevadas fornecem proteção menor à radiação, mas se uma for necesária, despeje concreto nas paredes exteriores e puxe terra para cima das paredes o máximo possível.
Dicas
- Planeje passar no mínimo duas semanas no seu abrigo após um incidente nuclear para permitir que as maiores partículas de radiação se dissipem.
- Considere um estoque de alimentos quando planejar um abrigo protetor.
Aviso
- Os abrigos nucleares são uma boa proteção contra tornados e tempestades com ventos a velocidades altamente perigosas.
O que você precisa
- Ferramentas de escavação
- Ferramentas de construção
- Concreto
- Itens diversos para adicionar ao abrigo