Contente
As portas são relativamente simples. Se o quadro permanece com seu formato original e a fechadura e a maçaneta ainda estão na porta, ela deverá abrir e fechar sem problemas. Existem apenas algumas coisas que podem dificultar a abertura da porta, sendo assim, saber quais são e qual a ordem de verificação dos erros possíveis tornará mais simples o conserto da porta. Serão necessárias algumas ferramentas básicas e alguns parafusos compridos.
Instruções
Siga o passo-a-passo para consertar a porta emperrada (door image by Alhazm Salemi from Fotolia.com)-
Destrave a fechadura e abra a maçaneta. Pelo lado de fora da porta, torça a maçaneta para a posição de abrir e empurre-a firmemente contra a porta. Se ela ainda se recusar a abrir, tente descobrir o motivo. Empurre a parte superior da porta, e se ela parecer estar emperrada, deve estar frouxa. Empurre a parte inferior da porta, e se ela parecer estar emperrada, a dobradiça ou o limiar inferior podem estar soltos. Se a parte inferior e superior se movimentarem com facilidade, a porta deve estar presa no batente lateral.
-
Erga a porta pela maçaneta ou force-a para baixo para tentar abri-la. Seja cuidadoso se for utilizar o pé-de-cabra nas bordas da porta para prevenir que ela estilhace, mas não tenha medo de empurrar com força. Se a porta estiver quebrada, ela precisará de conserto. Se ainda não conseguir abri-la, coloque a serra circular com uma profundidade de 3,5 cm e ligue-a no espaço entre o batente e a maçaneta.
-
Assim que abrir a porta, ajuste as dobradiças. Substitua os parafusos das dobradiças inferior e superior, além daqueles que estiverem frouxos, pelos parafusos para madeiras de 7 cm. Use a broca para conduzi-los no quadro que está atrás do batente. Teste-a; geralmente basta fazer esse passo para consertá-la. Se ao fechar a porta ela ainda estiver emperrando em alguma parte, não empurre-a, em vez disso, examine-a para tentar encontrar o ponto onde ela está emperrando.
-
Conduza os parafusos específicos para madeira de 7 cm por dentro do batente superior para erguê-lo e verificar se ele está emperrando a porta. Teste a porta fechando-a, e caso ainda fique presa, utilize o ralador para raspar a borda superior até não emperrar mais.
-
Substitua os parafusos do limiar da porta que parecem estar fazendo ela emperrar na parte inferior por parafusos específicos para madeira de 7 cm, a fim de puxar o parapeito para baixo. Em seguida, teste-a novamente.
-
Lime a borda da maçaneta com o ralador, caso pareça que a porta está emperrando próxima do batente. Tente descobrir se ela está emperrando no topo ou na parte inferior, e concentre-se em aplainar essa área. Teste a porta novamente e plaine-a novamente, se for necessário.
O que você precisa
- Pé-de-cabra
- Serra circular
- Furadeira
- Parafuso para madeira
- Ralador