Contente
Seu cão é cego? Um cão sem visão pode se machucar ao bater em coisas pontiagudas, como quinas de uma mesa ou pernas de uma cadeira. Felizmente, há uma maneira simples e barata de ajudá-lo criando o equivalente a uma bengala de cegos humanos para o seu cão. Uma coleira em arco ou protetora ajudará o cão cego a detectar objetos quando estiver caminhando em qualquer lugar.
Instruções
-
Comece selecionando o protetor peitoral que melhor se adeque ao seu cão. Um protetor é melhor que uma coleira porque provê uma maior estabilidade para o arco, que ficará na frente da cabeça do seu cão. Ao usar apenas uma coleira, o aro tende a se mexer ou virar ao invés de permanecer paralela ao chão, como deveria.
-
Pegue os outros materiais, que podem ser obtidos em lojas especializadas ou de equipamentos.
-
Ponha o protetor no seu cão e meça da parte dorsal até a ponta do nariz. Tire essa medida e adicione: 10 cm, caso seja um cão pequeno; 13 cm, se for um cão de porte médio; e 15 cm para grandes animais; multiplique por dois. Esse número será, aproximadamente, o tamanho da tira de alumínio.
-
Corte ou esmerile as extremidades da tira de alumínio para fazer bordas mais arredondadas. Em seguida, use amolador de metal para tirar fiapos afiados. Termine com uma lixa para dar uma boa finalização. Se o alumínio não ficar suficientemente liso, uma alternativa é envolvê-lo com fita adesiva.
-
Dobre a tira de alumínio na forma adequada. A tira deve ter o formato de um "c", com as extremidades dobradas em um ângulo de 45 graus. Para determinar onde dobrar as extremidades, meça a distância entre as duas tiras da coleira ou protetor que o cão irá usar - tira do dorso e do peitoral. Se a distância entre as duas tiras for de aproximadamente 15 cm, então você vai medir 15 cm a partir de cada extremidade do alumínio e dobrar nessa marca. Se usar uma coleira no lugar de um protetor, as partes retas serão mais curtas -- cerca de 2,5 cm, dependendo da espessura da coleira.
-
Rebite a tira de alumínio em cada lateral do protetor de couro, com um segundo rebite nas regiões próximas à tira frontal do protetor, que passa pelo peito do animal. Se estiver usando uma coleira em vez de um protetor, você só vai colocar dois rebites -- um no lado esquerdo e outro no lado direito do pescoço.
-
Coloque o novo protetor no cão cego. Ele servirá de "bengala"; no entanto o cão pode demorar para se acostumar com uma coleira ou protetor desse tipo, então é melhor supervisioná-lo. Pode demorar algumas semanas para que o cão fique completamente confortável com sua nova condição.
O que você precisa
- Coleira ou protetor peitoral de couro (de preferência, já que é mais estável)
- Pistola de rebite
- Tira de alumínio
- Amolador/esmeril
- Lixa fina