Contente
Disseminar ervas a partir de clonagem produz plantas idênticas à planta mãe e aumenta a quantidade de mudas prontas para replantar. Essa ideia é especialmente útil quando as mudas não são facilmente encontradas. Seja para expandir seu jardim de ervas ou fazer trocas com seus amigos jardineiros, a clonagem de ervas oferece plantas de graça prontas para o plantio. Ainda que algumas precisem ser plantadas a partir da raiz ou por divisão da touceira, algumas ervas comuns podem ser reproduzidas facilmente pela corta do caule.
Instruções
A ideia de clonar uma planta é especialmente útil quando mudas não são facilmente encontradas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)-
Escolha um caule saudável e recém-crescido de ervas como manjericão, alecrim, tomilho ou sálvia e corte pedaços de 10 cm da ponta. Corte bem embaixo do nodo da folha (é a área onde a folha se liga com o caule) já que essa parte produz raízes rapidamente. Deixe apenas duas pequenas folhas.
-
Coloque o caule cortado em um copo de água para que a pontinha dele fique imerso na água, e coloque o copo em um local que receba luz direta. Um parapeito em direção ao norte ou ao leste fornece luz adequada, sem os raios intensos do sol da tarde.
-
Troque a água a cada dois dias para mantê-lo fresco e evitar estagnação, e mantenha sempre o fundo do caule na água. Observe o surgimento de novas raízes. Alguns cortes vão produzir raízes em poucos dias, ao passo que outros podem demorar uma semana ou duas.
-
Passe o caule para o solo, depois que as raízes já estiverem estabilizadas e um novo crescimento tenha aparecido.
-
Enrijeça as novas plantas antes de plantá-las no jardim, deixe-as em um local protegido por vários dias. Aumente a exposição ao sol e ao vento gradualmente para que as mudas se desenvolvam capazes de sobreviver às condições de temperatura da sua região.
O que você precisa
- Tesoura de poda/faca afiada
- Caules
- Vaso transparente