Contente
- Falta de água
- Mudança na dieta
- Consumo recente de comida
- Infecções bacterianas
- Não esvaziar completamente a bexiga
O cheiro de amônia na urina pode ser um sinal de alerta para um problema de saúde ou pode ser simplesmente o corpo se livrando de certos tipos de resíduos não mais necessários. Ao passo que o cheiro possa ser um mensageiro, também pode ser nada mais do que um aborrecimento.
Visite o banheiro frequentemente para não acumular urina (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Falta de água
O cheiro de amônia na urina pode ser simplesmente um sinal de que a pessoa não está bebendo água o suficiente. Esse é normalmente um sinal de que a pessoa está se aproximando da desidratação, já que a amônia presente na urina não está sendo diluída adequadamente.
Mudança na dieta
Uma mudança drástica na dieta pode fazer a urina adquirir um cheiro de amônia. Se uma pessoa era comedora frequente de carne e recentemente se tornou vegetariana, a urina pode adquirir esse cheiro.
Consumo recente de comida
Não precisa haver uma mudança de longo termo na dieta para que a urina ganhe esse novo odor. Se uma pessoa come grandes quantidades de comida com altos níveis de proteína em uma noite, o odor de amônia poderá acompanhar a urina no dia seguinte.
Infecções bacterianas
Infecções bacterianas podem fazer com que a urina passe a ter um cheiro de amônia. Ambas as infecções na bexiga e no trato urinário podem fazer a urina ter esse odor como um efeito posterior.
Não esvaziar completamente a bexiga
O acúmulo de urina na bexiga também pode causar o cheiro de amônia. Se uma pessoa não esvazia o conteúdo de maneira frequente ou completa, ela sempre terá urina parada que irá começar a produzir esse cheiro.