Contente
O estilo de música hip hop passou por muitas mudanças desde que foi criado, no final dos anos 70. O hip hop tocado em rádios de todos os lugares hoje é muito diferente das faixas que Kurtis Blow e Fab Five Freddy criaram quando o estilo foi inventado. Independente da evolução da música, as características que definem o hip hop são batidas de ritmos de baterias sincopadas (geralmente construídas com amostras) e o uso de toca-discos e um MC rimando letras faladas.
Um MC rimando é uma das características marcantes do Hip Hop (Hip Hop Atmosphere image by Denis Plaster from Fotolia.com)
Amostras de baterias
Quando o hip hop foi criado, gravações de soul e Motown dos anos 60 e 70 foram usadas para proporcionar o compasso (baterias), bem como o conteúdo melódico. Agora, produtores profissionais e amadores estão construindo batidas de baterias para artistas do hip hop em quartos, mas as baterias são sempre sincopadas, significando que os tempos fortes de "2" e "4" ora são enfatizados, ora não. As baterias experimentadas atualmente podem ser todas sincopadas, o que significa que batidas em “1” e “3” às vezes são deslocadas e aleatórias.
Toca-discos no hip hop
Os DJs do hip hop usavam e continuam a usar toca-discos como um instrumento. Ao riscar e deslocar o tom e a velocidade das gravações, eles conseguem utilizar o toca-discos da mesma maneira como os músicos de jazz conseguiam, improvisando por cima das faixas que estão sendo tocadas, alternando de trás pra frente e manipulando as ranhuras do disco e o conteúdo melódico. Quando bem executado, é como ver um cantor de jazz fazer um grande solo sobre a melodia de uma sintonia.
Um bom MC agita o microfone
Outra característica do hip hop é a presença do MC, o narrador da faixa de hip hop. A canção pode ser sobre qualquer tema, dependendo do subgênero do estilo escutado, mas a habilidade do MC para rimar bem e contar uma história é o que dá credibilidade a ele. Você encontrará um MC em quase todas as faixas de hip hop (normalmente junto com um vocalista “puxando as rimas” ou acompanhando no refrão).