Contente
- Drible com o ombro
- Passo lateral
- Corte com pulo
- Drible entre as pernas
- Corte por dentro
- Corte por fora
- Giro Cruyff
- Roleta de Zidane
- Drible Matthews
- Pivô
Certos movimentos no futebol servem como ferramentas para que o atacante ultrapasse a defesa rival ou crie espaços para chutar ou tocar a bola com sucesso. Isso, por sua vez, pode ajudar a aumentar as oportunidades de gol. A melhor forma de praticar seus movimentos de futebol é através das repetições e da prática.
Os movimentos são ferramentas importantes para driblar os defensores (Getty Images)
Drible com o ombro
Quando o defensor estiver na sua frente, faça um drible com o ombro. Abaixe essa parte do corpo para que o rival pense que você vai correr para um lado. Em seguida, após colocar um pé para o lado, use a parte externa do outro para chutar a bola para o lado oposto e por trás do defensor. Acelere enquanto se distancia do jogador.
Passo lateral
O passo lateral é realizado para driblar um defensor que está na sua frente. Mova seu pé ao redor da bola e apoie-o para fingir que vai se mover para um lado, mas use rapidamente o pé oposto para tocar a bola na outra direção e acelere.
Corte com pulo
Ao correr a toda velocidade com o defensor ao seu lado, use a parte traseira exterior do seu pé para chutar a bola em um ângulo de 90º e pule sobre ela com a perna de apoio. Em seguida, mude de direção rapidamente e acelere para se afastar do defensor driblado.
Drible entre as pernas
Quando o defensor estiver na sua frente, finja que vai passar para um lado ou para outro e observe se o defensor tem as pernas abertas. Em caso afirmativo, passe suavemente a bola através delas e acelere para se afastar.
Corte por dentro
Um corte por dentro é um tipo de drible focado em criar espaço lateral. Ao correr para frente, crie um gancho com o pé ao redor da bola e use a articulação do dedo grande para arrastá-la em um ângulo agudo e ultrapassar a defesa.
Corte por fora
Ao correr para um lado, toque a bola com a parte interna do pé e use a articulação do dedo pequeno do pé para empurrá-la para frente do defensor.
Giro Cruyff
O giro Cruyff é mais eficiente quando você está indo para frente com o defensor correndo do seu lado. Apoie o interior do pé e arraste suavemente a bola por trás da sua perna de apoio. Em seguida, use esta como alavanca e acelere para se afastar do defensor.
Roleta de Zidane
A roleta de Zidane é um giro que o próprio jogador utilizava frequentemente. Apoie as travas da chuteira sobre a bola e arraste ela levemente para trás, girando para ficar de costas para o defensor; enquanto isso, arraste a bola para ultrapassá-lo e acelere.
Drible Matthews
O astro mundial Stanley Matthews foi o criador desse movimento. Toque a bola levemente com o interior do pé e finja que vai continuar nessa direção. Em seguida, deixe firme rapidamente o pé de apoio e use o exterior do outro para mudar a direção.
Pivô
Use o interior do pé para acompanhar a bola enquanto você gira, e busque um espaço para tocá-la ou chutá-la.