Contente
Arquivos no formato RND são relativamente raros e a maioria dos usuários de computador não os encontrarão regularmente. A extensão .rnd está associada a softwares antigos de renderização 3D, máquinas virtuais e programas de encriptação. O formato RND também era usado em alguns computadores antigos e ainda podem existir em forma de arquivo.
A extensão .rnd está associada a softwares antigos de renderização 3D (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Autoshade, do AutoCAD
Produzido pela Autodesk, Inc., o Autoshade é um pacote de renderização 3D primitivo feito para funcionar com o AutoCAD, o aplicativo de design computacional da empresa. Ele foi lançado no final dos anos 80 e já foi substituído por programas mais complexos. Ele salva a renderização de dados como um arquivo .rnd. Em versões antigas, o arquivo .rnd continha arte em vetor 2D e podia ser importado para editores de vetor. Versões posteriores do Autoshade também podiam salvar arquivos .rnd.
Pretty Good Privacy
Essa plataforma de encriptação protege informações pessoais e profissionais. Ela pode encriptar discos inteiros, e-mails ou outros arquivos específicos. O Pretty Good Privacy, também conhecido como PGP, pode ser rodado a partir da linha de comando ou via interface gráfica do usuário. Ele se conecta a outros aplicativos de encriptação, permitindo que as empresas gerenciem vários programas de segurança a partir de uma console. O PGP usa a extensão .rnd para arquivos seed aleatórios, nos quais ele desenvolve suas técnicas de encriptação. Esses arquivos são geralmente salvos no diretório de "Application DataPGPPGP". Esse programa está disponível para as plataformas Windows e Macintosh.
VMWare
O VMWare é um aplicativo feito para criar computadores virtuais em desktops ou notebooks. Ele geralmente é usado para criar versões virtuais de tipos específicos de computadores, que podem ser acessados à distância. Juntamente com o PuTTY, um programa emulador de terminal, o VMWare usa a extensão .rnd para arquivos contendo informações de hash aleatórias.
Mainframe PDP-10
Esse mainframe foi feito pela Digital Equipment Corporation, ou DEC, no final dos anos de 1960 e, eventualmente, foi substituído pela linha supermini VAX. A linha PDP-10 utilizava a extensão .rnd para armazenar dados de entrada runoff. Foi oficialmente cancelado em 1983 e não está mais em uso. Alguns arquivos RND do PDP-10 ainda podem existir em armazenamento de arquivos, mas não funcionaria em nenhum computador moderno.