Contente
Muitas mulheres pensam que ter mamilos doloridos é uma parte normal do processo de amamentação. Porém, isso não é verdade. Um pouco de sensibilidade por volta da primeira semana é normal, mas é possível e deve-se cuidar da dor, das rachaduras ou do sangramento. Isso tornará a amamentação uma boa experiência.
Instruções
Alivie mamilos doloridos pela amamentação-
Reavalie a posição na qual se amamenta. O lábio inferior do bebê deve ficar abaixo da auréola. Ele não deve puxar ou esticar o mamilo para sugar o leite. Apenas insira o bico do seio quando o bebê estiver com a boca completamente aberta, ou seja, isso fará com que ele consiga colocar a maior parte possível da auréola para dentro.
-
Vire o corpo do bebê de modo que a sua barriga esteja em contato com a dele. Ele não deve ter que virar a cabeça para alcançar os seios. Dê apoio ao corpo e à cabeça, de modo que o bebê se sinta seguro nos seus braços. Para ajudá-lo e para oferecer conforto, use um travesseiro para apoiar os seus braços e o bebê.
-
Remova o bebê do seu seio quando ele tiver terminado de mamar. Quando ele começar a sugar apenas para conforto, é a hora que se sabe que a amamentação terminou. Algumas dicas são os olhos do neném, que podem se fechar, e a frequência das sugadas, que podem diminuir um pouco.
-
Amamente o bebê no mamilo menos dolorido. Bebês sempre sugam com mais força no começo, então deve-se ser o mais gentil possível com a área dolorida.
-
Passe um pouco de creme de lanolina nos mamilos após cada amamentação. Isso amaciará a pele e promoverá a cicatrização. Não é preciso lavar completamente o creme de lanolina, ao contrário de vários outros produtos.
-
Evite sutiãs de amamentação, já que eles retêm a hidratação, o que pode agravar as rachaduras piores. Se for usá-los, troque as almofadas com frequência. Além disso, use sutiãs 100% algodão, já que eles permitem que os mamilos fiquem mais arejados.
-
Vá ao médico, se os mamilos continuarem a doer após cinco ou seis dias. Pode ser que haja uma infecção bacteriana ou fúngica que requeira tratamentos farmacológicos.
O que você precisa
- Creme com 100% de lanolina