Contente
- A diabetes e a doença celíaca
- Grãos sem glútem
- Provavelmente contém glúten
- Comidas sem glúten para diabéticos
Existem dois tipos de diabetes. No tipo 1, o pâncreas não produz quantidades suficientes de insulina, um hormônio necessário para utilização celular de glicose. A diabetes tipo 2, o tipo mais recorrente, ocorre quando o corpo produz insulina suficiente, mas não a utiliza de forma eficiente. Ambos os tipos resultam em níveis elevados de açúcar no sangue e outras complicações que fazem o diabético ter que acompanhar atentamente o que come. A diabetes de tipo 1 é moderadamente correlacionada à doença celíaca, um tipo de alergia ao glúten.
A diabetes de tipo 1 é moderadamente correlacionada à doença celíaca, um tipo de alergia ao glúten (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
A diabetes e a doença celíaca
A doença celíaca é uma doença digestiva e autoimune em que o organismo ataca o glúten em alimentos como se fosse um patógeno. O melhor tratamento é evitar a ingestão de glúten. Apenas cerca de 1% dos norte-americanos têm a doença celíaca, mas esse número chega a 8% em americanos com diabetes tipo 1. A diabetes tipo 2 não está fortemente relacionada à doença celíaca, mas é possível que um indivíduo tenha ambas.
Grãos sem glútem
Os diabéticos são aconselhados a comerem cereais integrais porque esses alimentos são digeridos mais lentamente e têm menos impacto sobre os níveis de açúcar no sangue. Aqueles com doença celíaca não podem comer muitos grãos integrais por conterem glúten. Há alguns grãos integrais sem glúten dos quais os diabéticos com doença celíacas podem desfrutar. Eles são: arroz, milho, quinoa, painço, trigo sarraceno, amaranto, farinha de nozes, farinha de araruta, sorgo e tef, um grão africano.
Provavelmente contém glúten
A dieta sem glúten é complicada por existir uma variedade de alimentos que não necessariamente contêm glúten, mas, potencialmente, trazem outros ingredientes que podem conter ou são processados em máquinas que também processam glúten. A aveia é um exemplo perfeito de um alimento que naturalmente não contém glúten, mas é muitas vezes combinado com outros ingredientes que o trazem. Cereais matinais, biscoitos, doces e sopas contêm glúten. Produtos de carne artificial, molho de soja, recheios, molhos e até mesmo alguns frios têm ingredientes que podem conter glúten.
Comidas sem glúten para diabéticos
Os diabéticos precisam comer alimentos que tenham baixo impacto sobre o açúcar no sangue. Os alimentos mais saudáveis para todos, inclusive diabéticos, são frutas e legumes crus ou levemente cozidos. E, não sendo temperados com molho, é garantido que não contenham glúten. Outros alimentos sem glúten seguros para diabéticos são nozes, sementes e produtos lácteos, incluindo queijo e ovos. O feijão também é naturalmente sem glúten, mas os pratos preparados ou feijões enlatados muitas vezes contêm ingredientes com glúten.