Contente
A elódea é uma popular planta perene aquática que cresce facilmente em lagos, lagoas, rios, córregos e aquários por todo o mundo. É ideal para estudos científicos em biologia e pesquisas sobre os habitats aquáticos e ecossistemas. Ela cresce em caules de folhas que desabrocham em temperaturas quentes. A elódea é polinada pela água e auto-propagadora. Nas condições certas, seu crescimento pode sair do controle, e em alguns lugares da Europa ela é considerada uma erva daninha aquática.
A elódea é uma planta aquática que parece um caule alto com muitas folhas (aquarium fish image by Daria Miroshnikova from Fotolia.com)
Luz
A elódea precisa de muita luz para crescer; locais externos aquáticos com ampla iluminação favorecem o crescimento de muitos tufos de elódeas, e elas acabam se tornando habitats naturais para animais e peixes. A densidade da elódea também a torna um esconderijo perfeito de predadores. A luz do sol é ideal para a elódea crescer, mas a artificial também funciona; grandes tanques de elódea funcionam melhor com iluminação fluorescente, enquanto tanques menores se dão bem com uma lâmpada simples.
A elódea cresce muito com boa iluminação (tropical water garden image by green308 from Fotolia.com)Espaço
A elódea se multiplica rapidamente e requer muito espaço. Em condições ideais, 5 cm de crescimento diário não é incomum. A poda das plantas frequentemente promove seu crescimento, mantendo-as saudáveis e fortes.
A elódea se expande rápido e precisa de muito espaço (Aquarium image by crossgolfing from Fotolia.com)
Solo
A elódea cresce melhor em solo composto principalmente de areia e brita. A "mobilidade" do solo permite que a elódea estabeleça suas raízes, se multiplicando enquanto ela se desloca flutuando na água, então solos densos tendem a inibir o crescimento. Um crescimento moderado da elódea pode ser alcançado com uma mistura balanceada de barro e areia.
O solo solto ajuda a elódea a estabelecer suas raízes (aquarium image by FotoWorx from Fotolia.com)Temperatura da água
A elódea prefere temperaturas moderadas: o frio intenso a mata e o calor extremo interrompe seu equilíbrio químico, estimulando doenças e pestes que inibem o crescimento. A iluminação tem influência na manutenção da temperatura da água, então ajuste a temperatura externa adicionando ou retirando plantas e árvores que façam sombra, e lembre de sempre monitorar os aquários internos quando for preciso.
Temperaturas quentes estimulam o crescimento da elódea (Lake in-field. A bright summer sun. White clouds. Blue water. image by katykin from Fotolia.com)
Outras espécies
Peixes, lesmas, plantas e outros animais aquáticos pequenos e insetos oxigenam e fertilizam a elódea; trabalhando juntos, eles mantêm o ambiente limpo em seu ecossistema. Os peixes comem plantas e insetos, frequentemente ajudando a elódea a se mover e se propagar. As aves vão até a água para pegar peixes, beliscando a elódea e podando-a naturalmente. Assim, a elódea cresce melhor num habitat saudável e equilibrado.
Peixes e outras formas de vida criam um ecossistema equilibrado para a elódea (session aquarium 1 image by Anthony CALVO from Fotolia.com)