Contente
Parte da construção do seu próprio modelo de aeronave está em desenvolver seu conhecimento dos princípios de voo e um sentimento intuitivo para o que funcionará e o que não irá. Construir a asa, ou o aerofólio, da aeronave é provavelmente a tarefa mais complicada para um aviador amador, pois pequenas mudanças na forma podem afetar significativamente o desempenho do voo. Você poderá começar a aprender sobre design de aeronaves através da construção de um aerofólio básico a partir de madeira de balsa e de papel de seda.
Instruções
Comece projetando modelos simples, a fim de adquirir prática (Jupiterimages/Creatas/Getty Images)-
Desenhe uma gota alongada em uma folha de papel de desenho. Faça o comprimento da ponta larga até a ponta fina ser quatro vezes maior do que o da gota larga em seu ponto mais largo.
-
Apare a parte inferior do aerofólio. Vire o papel, para que a gota fique posicionada ao lado e redesenhe a metade inferior dela, evitando ficar tão grossa ou curvilínea como a metade superior.
-
Adicione seis entalhes de espessura 3 mm em torno da borda da forma do aerofólio. Coloque um entalhe na extremidade principal -- a extremidade expessa -- com dois entalhes posicionados uniformemente em toda a parte superior, dois na parte inferior e um no bordo -- na extremidade cônica.
-
Corte o papel em forma de aerofólio e use-o como um modelo para cortar três pedaços grossos de 3 mm de madeira de balsa.
-
Corte seis tiras de dimensões 10 cm por 3 mm ou longarinas de asa, de madeira balsa.
-
Encaixe e cole as longarinas nos entalhes dos moldes de aerofólios de balsa. Dê um espaçamento entre os moldes do aerofólio uniformemente. Coloque uma em cada extremidade das tiras de balsa e um no ponto central. Deixe a cola na estrutura do aerofólio secar.
-
Lixe a armação do aerofólio de modo que todas as bordas fiquem lisas.
-
Corte dois pedaços de papel ofício por volta de 2,5 cm maiores do que o aerofólio.
-
Aplique a cola no lado inferior da estrutura de aerofólio e coloque uma folha de tecido artesanal sobre ele, certificando-se de que o papel seja uniforme e aplicado suavemente sobre a armação. Aplique cola branca nas bordas superiores da estrutura e enrole o tecido artesanal pendente em torno das bordas. Deixe secar e repita o processo na parte superior do aerofólio. Apare as sobras com a faca.
-
Encha o frasco de spray metade com álcool e metade com água. Ajuste-o para névoa fina e cuidadosamente pulverize sob o aerofólio. Não use demais, apenas aplique de modo que o tecido encolha. Faça isso com a parte superior e inferior da superfície de sustentação ao mesmo tempo. Deixe secar.
-
Cubra o aerofólio com tinta spray transparente, de modo que sele o tecido e mantenha a umidade. Pulverize um revestimento de fino por vez. Aplique duas ou três demãos, permitindo que o aerofólio seque entre elas.
Dicas
- Esse aerofólio básico pode ser expandido para o uso em modelos de voo adicionando forma e fazendo com que as longarinas de suporte sejam maiores. Na verdade, há vários tipos de projetos de aerofólio, cada um com diferentes características de voo, então sinta-se livre para experimentar. Esse projeto em particular deve funcionar bem com planadores ou outros modelos de aeronave onde o "tempo de espera" é mais importante do que a velocidade. A ponta mais afiada criará um avião mais rápido, mas a ônus será a estabilidade e uma maior velocidade de estol.
O que você precisa
- Folha de madeira de balsa grossa de 3 mm
- Papel de seda de artesanato
- Faca
- Papel de desenho
- Lápis
- Cola branca
- Lixa fina
- Álcool
- Lata de spray
- Tinta spray transparente