Contente
A fé das Testemunhas de Jeová baseia-se no cristianismo do primeiro século e as bases de suas crenças estão todas na Bíblia, e não nas decisões de quaisquer autoridades religiosas. O nome "Testemunhas de Jeová" foi cunhado para ser descritivo: para indicar que seus seguidores são testemunhas de Deus. Os fiéis tentam focar em Deus e em seu chamado ao invés de cerimônias religiosas elaboradas ou em eventos políticos ou mundanos. Como resultado disso, seus rituais tendem a ser relativamente simples e fundados na Bíblia, inclusive os funerais.
Os funerais das Testemunhas de Jeová são breves e focadas na família do falecido (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Crenças acerca da morte
As testemunhas de Jeová acreditam que após a morte, as pessoas entram em um estado de inconsciência no qual permanecem até serem ressuscitados por Deus em um novo corpo. Essa crença nasceu do disposto em Eclesiastes 9:5: "Os vivos sabem que morrerão mas os mortos não tem consciência de nada". De acordo com as Testemunhas de Jeová, Deus pode ressuscitar o falecido em um paraíso na Terra ou no Céu, dependendo do merecimento da pessoa pelas coisas que fez enquanto vivia.
A cerimônia
O funeral de uma Testemunha de Jeová geralmente acontece uma semana após o falecimento em um Salão do Reino, uma construção simples usada para as cerimônias do grupo. O funeral é conduzido por um ancião e é breve, durando entre 15 e 30 minutos. O ritual mais se assemelha-se à uma cerimônia dominical que a um memorial do falecido, pois as Testemunhas de Jeová dão mais importância à modéstia e à obediência do que ao indivíduo. Findo o discurso do ancião, canta-se um hino e é feita uma oração final
Etiqueta
Tanto homens quanto mulheres devem vestir-se de maneira conservadora e em cores escuras. Homens usam terno e gravata. Não-crentes são bem vindos mas não é necessário que participem ativamente da cerimônia. A família do falecido recebe flores ou presentes antes ou depois do funeral, porém a cerimônia em si é bem simples. Não é permitido fazer referências claras sobre quem morreu nem demonstrações de amor como colocar flores sobre o caixão. Gravadores de voz são aceitos mas câmeras e outros equipamentos de vídeo são vetados.
Depois do funeral
Após o funeral, não se faz um memorial nem se vela o corpo. Todavia, visitas de membros da família do falecido e de amigos são encorajadas. Não se espera que os familiares observem um período específico de luto nem se afastem do trabalho. As Testemunhas de Jeová honram os mortos e se lembram deles mas como seu foco está no trabalho de Deus na Terra, eles tentam retornar às suas vidas normais o mais rápido possível.