Contente
Nos anos 1940 e 1950, abrigos subterrâneos deram paz de espírito aos cidadãos que, no evento de uma catástrofe nuclear, eles estariam protegidos. Esses abrigos ainda são usados em áreas propensas à ação de tornados e outros desastres naturais. Atualmente, pessoas ainda se previnem de desastres humanos ou naturais construindo abrigos subterrâneos, que vão de simples buracos até casamatas de concreto de alta tecnologia. E há os tipos intermediários: abrigos baratos, porém eficazes.
Instruções
Abrigos subterrâneos protegem durante tornados (Jessica McGowan/Getty Images News/Getty Images)-
Com auxílio de uma pá, cave no chão um buraco de 3,5 m de largura, cinco metros de comprimento e 2,50 m de profundidade ou mais. Forre o buraco com a lona de plástico, grudando as bordas com fita adesiva impermeável para prevenir a passagem de umidade.
-
Construa a estrutura, usando as tábuas de 5 x 15 cm para construir uma armação de madeira de aproximadamente 3,5 x 2,5 x 2,5 m, para o abrigo subterrâneo. Não se esqueça de emoldurar um ponto de entrada grande o bastante para a passagem de pessoas, suprimentos e equipamentos.
-
Cubra a estrutura com a madeira compensada, segurando cada painel com parafusos longos de madeira. Sele cada espaço com calafetagem de silicone. Construa uma portinhola cobrindo a entrada do abrigo. Instale os tubos de ventilação para que que o ar possa circular no interior.
-
Cubra o abrigo cuidadosamente com lona de plástico, prestando atenção para não causar perfurações que possam estragar a sua impermeabilidade. Encha os buracos ao redor do abrigo com a terra que removeu ao cavar o chão. Cubra o abrigo com terra, certificando-se de que a portinhola de entrada e os tubos de ventilação não fiquem cobertos.
O que você precisa
- Pás
- Picaretas
- Pés de cabra
- 37 m² de lona de plástico de 6 mm
- Fita adesiva impermeável
- 40 tábuas de 2,5 x 5 x 15 cm
- 17 painéis de madeira compensada de 10 x 20 x 1 cm
- Tubos de ventilação
- Parafuso longo de cabeça chata para madeira
- Silicone de calafetagem