Contente
Muitas roupas recebem seus nomes graças às ocasiões onde alguém as veste - o vestido coquetel, vestido de baile, capas (em inglês, opera coat). Mas o vestido tubinho foi nomeado pelo formato. Assim como a palavra sugere, o vestido tubinho é justo ao corpo. A cintura é definida. A saia se encaixa perfeitamente -- seja ela reta ou como saia lápis. O comprimento é tipicamente no joelho ou um pouco acima ou abaixo. Um vestido tubinho mais longo também é comum, visto mais facilmente em vestidos de noiva ou formais.
Vestido tubinho (Sky View/Photodisc/Getty Images)
Identificação
Grande parte dos modelos de vestidos tubinhos tem pences no busto ou na cintura. Pences são pequenas pregas no tecido que fazem com que ele se ajuste ao corpo. Um típico vestido tubinho é sem manga, com um zíper atrás. Contudo, os comprimentos das mangas podem variar, assim como os decotes. Entre essas muitas variações, o estilo justo do vestido é uma característica constante.
História
O vestido tubinho tem sua origem nos anos de 1950, quando as silhuetas dominaram a moda feminina. O "New Look", popularizado por Christian Dior, enfatizava uma cintura pequena com uma saia longa. O outro era o tubinho, também chamando atenção para a cintura, mas com a saia seguindo os contornos do corpo da mulher. Ambas silhuetas destacavam o corpo feminino, de acordo com o Fasion-Era. Era um contraste com as roupas de 1940, quando o tecido precisava ser racionado e a guerra deu à moda um humor sombrio. O vestido tubinho, diferentemente do "New Look", teve uma expectativa de vida maior. Continuou popular até os anos de 1960 e tem resistido muitas tendências desde então.
Exemplo
Imagine Jackie Kennedy Onassis em seus anos de Casa Branca, e você terá uma imagem clara do vestido tubinho. A antiga Primeira Dama gostava da cintura marcada e cumprimento modesto. Ela usou vestidos tubinhos diversas vezes, junto com um casaco ou chapéu.
Dicas
O formato básico do vestido tubinho traz consigo uma variedade de looks e tecidos. Você pode usá-lo para trabalhar com escarpins e um casaco. Um sapato mais divertido e uma mistura de bijuterias podem amenizar a transição do vestido tubinho do dia para a noite. Combine-o com sapatilhas ou sandálias para completar um look casual.
Vestidos tubinhoVantagens
Como ele pode ser usado durante todo o ano, o vestido tubinho é um item prático para ter em seu guarda-roupa. Por baixo de um casaco e usado com meia-calça, ele se torna uma roupa de inverno. Sozinho e com um par de sandálias, é perfeito para o verão.