Contente
O vestido tubinho é uma graça e pode feito de forma personalizada e ainda assim ter um bom caimento, mesmo sem molde. Por causa dos detalhes plissados, ele é perfeito para o clima do verão. Se quiser pontos mais rápidos, use uma máquina de costura. A peça pode ser feita em diversos tipos de tecido, como algodão, linho ou seda, e é um projeto ideal para iniciantes na arte do corte e costura.
Instruções
É possível costurar um vestido tubinho sob medida sem usar moldes (sewing machine image by pavel siamionov from Fotolia.com)-
Meça a cintura da usuária no ponto mais largo e acrescente 7,5 cm, dividindo o total por dois. Meça do início do pescoço até o comprimento desejado para o vestido e acrescente 15 centímetros. Corte dois pedaços de tecido com essas medidas, para as partes da frente e de trás do vestido.
-
Meça da extremidade inferior do tecido até a axila da usuária e marque esse local com alfinetes.
-
Prenda as partes da frente e de trás do vestido com alfinetes, com os lados do avesso para fora. Costure em linha reta a partir de 6 mm da barra até as marcas das axilas.
-
Costure em zigue-zague as seções da frente e de trás do vestido, das axilas ao decote.
-
Dobre as linhas do decote das partes frontal e traseira em cerca de 5 cm, em direção ao lado avesso do tecido. Costure em linha reta criando "túneis" para passar o cordão em ambos os lados. Vire o vestido para o lado direito.
-
Dobre a barra do vestido em 2,5 cm duas vezes em direção ao lado avesso e costure à mão com pontos pequenos.
-
Corte o cordão na metade para criar duas peças. Passe cada uma delas pelos "túneis" do decote. Amarre os cordões um ao outro acima dos ombros da usuária.
O que você precisa
- Fita métrica
- 1 m de tecido
- Tesoura
- Alfinetes
- Máquina de costura com ponto zigue-zague
- 1,02 m de cordão decorativo