Como as vespas se reproduzem

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 7 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 13 Novembro 2024
Anonim
VESPAS e Marimbondos - O HOSPEDE
Vídeo: VESPAS e Marimbondos - O HOSPEDE

Contente

A reprodução de insetos geralmente leva a uma diversidade extrema de comportamentos. Muitos insetos se reproduzem sexuadamente, enquanto outros o fazem de forma assexuada, muito semelhante a certos tipos de plantas. As vespas podem ser consideradas pragas por algumas pessoas, mas elas realizam um conjunto específico de comportamentos sociais e reprodutivos diariamente.


Algumas vespas se reproduzem por meios sexuais e assexuais (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Sexuada X Assexuada

Como a maioria dos insetos, as espécies de vespas tendem a se desenvolver sexualmente. No entanto, existem algumas espécies que se reproduzem de mais de uma maneira -- contendo, também, a habilidade da reprodução assexuada. Embora a ciência por trás do motivo de dois métodos de reprodução ainda existirem não seja conhecida, o que se sabe é que espécies dentro de um ambiente em mudanças constantes tendem a migrar em direção à reprodução sexuada, pois encoraja a diversidade genética. A reprodução assexuada, embora mais fácil e mais eficaz, gera indivíduos geneticamente idênticos, que podem ser exterminados mais facilmente por uma ameaça similar, caso aconteça.


As fêmeas resultam de ovos fertilizados

Através da reprodução sexuada, as vespas extraem o esperma dos machos, que eventualmente serão utilizados para fertilizar alguns dos ovos. Em seguida, os ovos são colocados em um local seguro para as larvas se desenvolverem. No entanto, algumas espécies -- como a parasítica Lysiphlebus fabarum -- desenvolveram um sistema de deposição de ovos dentro de insetos afídios, usando-os para fornecer nutrientes para as larvas. Em todas as espécies, as fêmeas armazenam o esperma, fertilizando os ovos sistematicamente ao longo do tempo -- embora nem todos sejam fertilizados. Os que são fertilizados se tornarão fêmeas dentro de uma população de vespas com reprodução sexuada.

Os machos resultam de ovos não fertilizados

Para corresponder às fêmeas, os ovos não fertilizados também serão depositados -- a partir desses ovos se desenvolverão os machos. Muitas espécies de vespas vivem dentro de grupos sociais, enquanto que outras possuem vidas solitárias, muito diferente das abelhas, que possuem uma vida extremamente social. Nas vespas, os machos têm um papel secundário em relação às fêmeas, e geralmente só assumem uma tarefa -- a de tentar acasalar com sucesso quando a hora chegar.


Determinantes genéticos

Um dos fatores incomuns em vespas que contêm reprodução assexuada é a metodologia. De acordo com o site ScienceDaily.com, as espécies assexuadas são assim porque contêm uma característica recessiva que se adere às leis comuns da genética mendeliana, em que uma certa porcentagem da prole será de reprodutores assexuados.

Como reduzir o encolhimento do bacon

Laura McKinney

Novembro 2024

e você já cozinhou bacon em uma panela de fritura ou frigideira elétrica você abe que normalmente etá é uma tarefa bem bagunçada. Também parece que metade do ba...

Repiração celular refere-e a um proceo atravé do qual a célula convertem alimento em energia. Fermentação é uma reação química epecífica no ciclo...

Escolha Dos Editores