Contente
Plante sementes dentro de casa para obter os melhores resultados de germinação no início da primavera. A vermiculita proporciona um substrato excelente que é barato e fácil de utilizar.
Instruções
Plante qualquer tipo de sementes em vermiculita (seeds image by timur1970 from Fotolia.com)-
Despeje a vermiculita no balde e adicione água gradualmente. Misture com a mão para determinar o teor de umidade do substrato e acrescente água suficiente apenas para umedecer completamente a vermiculita.
-
Utilize recipientes com boa drenagem. Se você reutilizar embalagens de iogurte, esterilize-as primeiro, lavando-as com água quente e detergente e enxaguando em uma mistura de uma medida de água sanitária e nove de água. Dessa forma, os fungos ou as bactérias contaminantes serão destruídos. Faça furos no fundo dos recipientes para possibilitar a drenagem.
Vasos de plantio (planters image by Paula Gent from Fotolia.com) -
Encha os recipientes com três quartos de vermiculita, deixando-a bem firme e nivelada.
-
Plante sementes grandes e médias em sulcos rasos (de 6 mm a 3 mm de profundidade, respectivamente) ou plante sementes pequenas na superfície do substrato. Cubra com um pouco de vermiculita seca e borrife água na superfície.
-
Coloque os recipientes em um ambiente quente e escuro. Borrife o substrato diariamente para manter a umidade da vermiculita até que as sementes germinem.
Dicas
- A pré-germinação também pode ser conseguida por meio do plantio de sementes sobre uma camada superficial de vermiculita umedecida em um ambiente quente e escuro. Assim que as raízes estiverem visíveis, plante as sementes na vermiculita, conforme as instruções do artigo, para possibilitar o crescimento das mudas.
- Regue as mudas com uma solução de fertilizante diluído.
Aviso
- Não deixe a vermiculita secar, ou as sementes não germinarão.
O que você precisa
- Recipientes de plástico
- Detergente
- Água sanitária
- Balde
- Colher
- Vermiculita
- Sementes
- Borrifador