Contente
A motocicleta Honda 150 Benly de 150cc, fabricada entre 1959 e 1962, incorpora uma instalação de motor diferenciada que dificulta a troca das juntas do cilindro. O cilindro é preso no motor e na estrutura da moto por uma porca de fixação. Essa conexão dupla necessita de passos extras quando for afrouxar a montagem do motor, para que só assim o mecânico consiga acessar o cilindro. O trabalho pode ser feito com ferramentas automotivas básicas, mas necessita de uma sequência especifica de passos para liberar o cilindro.
Instruções
Pequenas motocicletas vintage, como as Benly, funcionam melhor em grandes áreas urbanas (Kim Carson/Digital Vision/Getty Images)-
Utilize uma chave de boca ajustável e uma chave soquete para afrouxar as porcas que seguram os coletores de escapamento duplo e canos no cilindro e no corpo da motocicleta via suportes. Coloque os coletores de lado.
-
Utilize uma chave de boca ajustável para abrir o lado esquerdo do painel do motor, expondo a conexão pinhão da corrente da motocicleta. Use a mesma ferramenta para desconectar e remover a montagem do carburador no outro lado, conectado no cilindro do motor.
-
Utilize a chave soquete para afrouxar e remover o pinhão dianteiro, conectado na corrente da moto. Afrouxe e remova a corrente do motor. Retire a tampa de ignição das velas e tire-a do caminho.
-
Use a chave soquete para desconectar a porca do cilindro superior, enquanto segura o parafuso do outro lado com a chave soquete. Puxe o parafuso para fora do soquete -- agora o topo do cilindro está livre da estrutura. Coloque um bloco de madeira embaixo do bloco do motor para que ele não caia no próximo passo do trabalho.
-
Use a chave soquete e a chave de boca ajustável para afrouxar e desconectar o parafuso traseiro do bloco do motor da estrutura da moto. Retire o parafuso da estrutura. Mexa e solte cuidadosamente o motor para fora do bloco, retirando-o da estrutura. Utilize a chave soquete para afrouxar a trava do parafuso superior na cabeça do cilindro.
-
Retire cuidadosamente o parafuso superior. Faça o mesmo com a parte central do cilindro, permitindo que os pistões deslizem através do fundo, se necessário. Em seguida, remova a parte da base do cilindro, novamente deixando os pistões deslizarem para fora. Limpe a área da base do motor e os parafusos, preparando-os para as novas juntas. Recoloque os anéis do pistão, se necessário.
-
Coloque a nova junta diretamente nos parafusos do cilindro e empurre-a para baixo de modo que ela fique plana e pressionada contra a caixa do motor onde o cilindro vai repousar. Aplique graxa nos segmentos internos da base do cilindro com um novo óleo para motor. Pegue o segmento da base do cilindro e coloque-o de volta nos parafusos. Deslize-o suavemente para baixo, apertando os anéis do pistão para encaixá-los dentro do cilindro.
-
Reinstale a parte central do cilindro. Em seguida, coloque a junta do cilindro superior, após colocar corretamente a parte central do cilindro. Coloque a cabeça final do cilindro no topo da pilha de peças com a junta superior por baixo. Prenda as novas porcas e arruelas no tipo dos parafusos do cilindro. Aperte bem toda a montagem, em todos os quatro parafusos. Refaça os passos 1 até o 5 ao contrário para reinstalar o motor na motocicleta.
Dicas
- Peça ajuda de um amigo para desconectar o motor da estrutura da moto. Isso vai evitar uma queda acidental.
Aviso
- Certifique-se de utilizar as juntas do cilindro do tamanho correto quando for substituir as antigas de sua Benly 150. Tentar misturar juntas de cabeçote de motocicletas não funciona e pode causar um vazamento de ar no compartimento do cilindro.
O que você precisa
- Chaves de boca ajustáveis
- Chaves e soquetes