Contente
Os periquitos são pássaros de estimação ativos e curiosos. Através de brincadeiras exuberantes, esses pequenos pássaros podem machucar suas asas e membros. Algumas vezes as unhas dos pés de periquitos quebram e sangram, sendo que eles também podem machucar o peitoral, voando de encontro à superfícies sólidas quando soltos de suas jaulas. Algumas lesões, como penas quebradas e sangrando, podem ser tratadas pelo dono, em casa, mas lesões graves, como fraturas de membros ou asas, irão necessitar de atenção veterinária.
Instruções
Os periquitos podem se machucar durante brincadeiras intensas (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Segure gentilmente o corpo do pássaro, impedindo que ele se mova, e aplique um pó veterinário comercial para parar o sangramento, no caso de penas quebradas e unhas do pé. Caso ele esteja sangrando através das narinas, boca, ouvidos ou por uma ferida aberta, procure a ajuda de um veterinário.
-
Coloque uma almofada de aquecimento dentro de uma caixa pequena e ligue-a. Ajuste a temperatura para cerca de 29,5 graus Celsius. Os periquitos usam energia para manter a temperatura corporal. Ao fornecer uma fonte de calor, o pássaro pode usar essa energia para lidar com o estresse associado à lesão. Coloque o periquito na caixa para restringir seus movimentos e mantê-lo quieto. Observe-o atentamente e diminua a temperatura caso ele esteja ofegante. Ajuste a temperatura lentamente até que o periquito para de ofegar e pareça estar confortável e calmo. Quando o pássaro começar a se recuperar, abaixe a temperatura gradualmente, cerca de dois graus por dia, até que atinja a temperatura ambiente.
-
Coloque um vaporizador no cômodo com o pássaro, caso ele esteja respirando com dificuldade. Periquitos com lesões de tórax podem apresentar dificuldade de respirar. Um ambiente úmido facilita a respiração e mantém as vias aéreas do pássaro abertas.
-
Encha uma seringa de 10 cc com uma solução eletrolítica, que você pode obter com seu veterinário. Acomode o periquito muito gentilmente em uma mão e empurre a ponta da seringa cuidadosamente para dentro do bico do pássaro. Pingue a solução na língua do periquito. Certifique-se de não forçar o fluido na boca do pássaro, pois ele pode passar facilmente para os pulmões e causar pneumonia.
-
Alimente seu periquito com as mãos, oferecendo pequenas quantidades de itens alimentícios com alto teor de carboidratos a cada poucas horas. Comida de bebê e cereal de arroz infantil são boas opções. Moa uma ração de periquito de alta qualidade e misture-a com melaço ou suco de fruta, como o de melão papaia.
-
Continue a oferecer alimentos e fluidos até que o pássaro comece a comer e beber sozinho.
O que você precisa
- Caixa de papelão pequena
- Almofada de aquecimento
- Vaporizador
- Seringa de 10 cc
- Solução eletrolítica
- Cereal de arroz infantil
- Comida para bebês
- Ração para periquitos
- Melaço
- Suco de melão papaia