Contente
- Tipos de carcinógenos
- Nitratos e nitritos
- Toxicidade em crianças
- Impacto ambiental
- Os 20 alimentos mais tóxicos
De acordo com os Grupos de Pesquisa do Interesse Público dos EUA, os materiais tóxicos encontrados nos fertilizantes têm sido relacionados a vários efeitos adversos sobre a saúde humana, incluindo a reprodutiva e a desenvolvimental, assim como problemas de toxicidade no fígado e no sangue.
Uma maçã por dia pode conter fertilizante tóxico (Image by Flickr.com, courtesy of Jin Thai)
Tipos de carcinógenos
O berílio é um tipo de carcinógeno comumente encontrado em fertilizantes, assim como o crômio e o arsênio, que sabidamente causam câncer. Outro tipo de carcinógeno, o bário, pode levar a danos nos rins e nos pulmões.
Nitratos e nitritos
Os nitratos são um composto que ocorre naturalmente, utilizados principalmente para fazer fertilizantes. Níveis excessivos de nitratos podem causar doenças graves e, às vezes, a morte, de acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA. Os efeitos de longo prazo dos nitratos sobre a saúde podem incluir diurese, aumento dos depósitos de amido e hemorragia no baço.
Toxicidade em crianças
As crianças são mais suscetíveis aos efeitos tóxicos da maioria dos metais encontrados em fertilizantes, principalmente o chumbo. Produtos, como fertilizantes, são perigosos para as crianças, pois elas tendem a passar mais tempo brincando na terra e podem estar expostas à substâncias tóxicas.
Impacto ambiental
De acordo com a Universidade de Michigan e o Centro de Sistemas Sustentáveis, 40% da energia da produção agrícola é utilizada para fazer fertilizantes e pesticidas químicos. Os fertilizantes contêm compostos tóxicos que ameaçam os solos agrícolas, a segurança dos alimentos e as hidrovias.
Os 20 alimentos mais tóxicos
De acordo com o livro "Diet for a Poisoned Planet" (Dieta para um planeta envenenado), de David Steinman, os 20 alimentos seguintes contêm os níveis mais elevados de toxinas de fertilizantes: bacon, cachorros-quentes, carne moída, vitela, uvas passas, amendoins, pizza congelada, batatas fritas, peixe de água doce, leite, sorvete, queijo, manteiga, queijo processado, bolo de chocolate, chocolate ao leite, picles, pasta de amendoim, batatas chips e uísque.