Contente
Embora quase todas as câmeras digitais sejam capazes de gravar em infravermelho, a maioria é equipada com um filtro no sensor de imagem que bloqueia-o. Para fotografar em infravermelho com as câmeras DSLR, é necessário remover o filtro. Se não quiser alterar permanentemente a sua DSLR, é possível usar um filtro nas lentes que bloqueia toda a luz com exceção àquela próxima do espectro infravermelho. Nesse caso também é necessário o uso de um tripé para estabilizar a câmera.
Instruções
Fotografe em infravermelho com as câmeras DSLR (camera image by Yury Shirokov from Fotolia.com)-
Acople o filtro infravermelho na lente da câmera. A escolha mais comum é o padrão de filtro R72. Você terá que ajustar sua foto pelo visor e não pela tela LCD, pois a maior parte da luz visível ficará bloqueada.
-
Encaixe a máquina no tripé e prepare a foto. Abra totalmente o obturador da câmera e selecione a velocidade apropriada. Dependendo da intensidade da luz, a velocidade pode ser ajustada em qualquer valor entre 1,30 até 1 segundo.
-
Foque a câmera segundo as especificações do infravermelho. A maioria das lentes têm uma marca específica para o infravermelho que geralmente encontra-se próxima do foco. Isso ajusta o foco da lente para funcionar no comprimento de onda necessário. Consulte o manual da sua lente para mais informações.
-
Tire a foto. Dependendo do tipo de filtro usado, pequenos ajustes serão necessários para deixar a imagem do jeito que você quer.
Dicas
- Certifique-se de não mover a câmera na hora da foto, pois isso borrará a imagem.
Aviso
- Como regra geral, não aponte as lentes para o sol, com ou sem o filtro. Isso pode danificar o sensível chip de sensor de imagem CCD.
O que você precisa
- Câmera DSLR
- Filtro infravermelho no chip ou na lente
- Tripé