Contente
Vigas de madeira são usadas para construir casas e suportar tetos e telhados. Vigas expostas, rústicas e naturais são almejadas por muitos proprietários para o uso na construção residencial. É útil aprender as diferenças e similaridades dos diferentes tipos de vigas de madeira que são usados atualmente.
Vigas de madeira variam em tipo e aparência (outdoor stairways image by Sherri Camp from Fotolia.com)
Vigas de compensado
Uma viga de tábua de compensado não é realmente sólida, apesar de ser considerada uma tábua de viga. Ela é feita a partir de tábuas de 4cm x 9cm e de 4cm x 14cm da mesma forma que uma parede interna. A armação longa é coberta em cada lado com compensado. Apesar do interior ser oco, a viga se parece com madeira sólida. Usada em casas com tábuas de armação, elas possuem vantagens em relação à viga sólida. São leves e podem ser fabricadas no local, em alguns casos. Elas também são usadas como armações de parede.
Vigas de folheado
As vigas de folheado são sólidas, mas não são feitas a partir de uma única tora. Construída a partir de várias camadas de madeira, são usadas em aplicações de curta e longa duração. Cada camada é colada e pressionada para formar a viga. A vantagem está na habilidade de criar vigas de qualquer tamanho para quase qualquer tipo de madeira. Uma tora longa e reta não é necessária para criar apenas uma viga sólida.
Vigas de madeira laminada
Vigas de madeira laminada são similares às de folheado, mas consistem em placas mais grossas e empilhadas que são pressionadas e unidas. As placas são empilhadas com o lado mais largo na horizontal, como um baralho. Essas placas também são usadas para qualquer duração e podem ser confeccionadas para quase qualquer tipo de madeira e comprimento.
Vigas de tábuas sólidas
A tábua sólida é feita de uma única tora. É normalmente cortada em uma serralharia. Muitas vigas de tábuas são feitas a partir de uma única árvore. Dependendo do tamanho da tora e da viga, pode-se extrair até cinco toras da mesma árvore. Consideradas vigas mais tradicionais, essas não foram projetadas e não servem para fazer prensas, agrupamentos ou folheados.