Contente
Os televisores de tela LCD ou de cristal líquido e os monitores de computador utilizam uma iluminação de fundo para a sua imagem. Ela é emitida por LEDs: diodos emissores de luz. Para testar a lâmpada nesse sistema, é necessário acessá-la por dentro da tela, removendo seu painel traseiro. Os LEDs estão ligados à placa do inversor por trás da tela. Uma lâmpada destas estragada pode facilmente ser desconectada do aparelho e substituída por uma nova.
Instruções
Testar os LEDs em uma tela LCD é um processo simples (ULTRA.F/Photodisc/Getty Images)-
Desconecte o cabo de energia e quaisquer outros cabos conectados ao televisor ou monitor. Remova a parte de trás, desparafusando-a do encaixe. Em seguida, ligue o fio preto ao terminal COM do multímetro.
-
Ligue o fio vermelho ao terminal ohm.
-
Regule o multímetro para a configuração de diodo, canalizando a corrente em uma direção.
-
Ligue o multímetro e verifique no visor a indicação de que ele está aberto.
-
Toque a sonda do fio preto no fio curto da lâmpada de LED, o qual também é conhecido como cátodo e se estende para fora da peça.
-
Toque a ponta vermelha no fio mais longo, o qual também é conhecido como o ânodo e localiza-se no lado inferior do LED,
Dicas
- Um LED danificado registrará 1600 mV. Se estiver obtendo uma leitura baixa, verifique se há uma boa conexão com o ânodo e o cátodo e se não há um curto-circuito, no qual, inadvertidamente, as sondas entram em contato uma com a outra ou com o pino errado do LED.
Aviso
- Não teste um LED ligando-o diretamente a uma bateria, pois isso irá queimá-lo.
- Antes de trabalhar com qualquer componente, proteja-se tocando em um metal aterrado para a descarga estática.
O que você precisa
- Chave Philips
- Multímetro