Contente
Artistas e decoradores muitas vezes usam pinturas falsas para criar um aspecto específico ou um padrão em uma superfície ou parede. Existem muitas maneiras de se criar um efeito de casca de árvore. Seja pintando o set de uma peça de teatro ou sua porta do quarto, pintura de casca de árvore falsa é uma adição criativa a qualquer lugar.
Use a pintura falsa para criar um efeito de casca de árvore (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Materiais
Alguns artistas e pintores usam produtos como Faux Tex para fazer a pintura de casca de árvore parecer mais natural e viva. Faux Tex é um material flexível feito de espuma que você pode passar nas paredes. Ele cria um fundo natural. Outros artistas usam textura de areia com rejunte para adicionar a rugosidade que se espera de uma casca de árvore.
Técnica da casca de bétula falsa
Para fazer uma casca de bétula falsa, use uma toalha para passar algumas camadas de rejunte na parede. Coloque tiras finas de plástico no rejunte, fazendo pregas horizontais em lugares aleatórios. Use uma fotografia de casca de bétula como guia.
Quando o rejunte secar até um ponto que ainda estiver úmido, mas não grudento, cuidadosamente tire as tiras de plástico. Alise qualquer superfície que não se parecer com casca de bétula.
Se você quiser adicionar alguns nós, que pareçam autênticos, à sua madeira, pegue alguns rolos de papelão e coloque-os no rejunte até que ele deixar uma marca. Depois que secar, alise qualquer coisa que não se pareça com casca de bétula, prepare a área e pinte tudo.
Pintando com vernizes
Você pode usar verniz a base de água para fazer um bom granulado de casca de madeira. Depois de pintar a superfície com uma tinta ou verniz de base, aplique uma cor enferrujada e marrom, e deixe secar. Usando um pano úmido, limpe a superfície com uma camada fina de giz, para dar opacidade ao mesmo tempo em que clareia a cor.
Pegue um pincel de 5 cm e aplique um verniz marrom. Passe um pente no painel para criar raias, e sobreponha as passadas para criar um efeito de casca. Mova de um canto ao outro, adicionando verniz colorido com um pincel de 2,5 cm. Trabalhe horizontalmente e depois verticalmente. Aplique um verniz mais escuro se necessário e suavize com um pincel de cerdas macias.
Faça bandas granuladas passando o pente no verniz molhado em vários ângulos diferentes. Aplique poliuretano ou semibrilho depois que o verniz secar, para dar brilho.