Contente
Conforme a idade do violão, alguma manutenção é necessária de tempos em tempos. A substituição ou reposição do cavalete do seu violão é necessária quando é exercida uma pressão indevida sobre a peça. Se o cavalete começa a soltar ou desprende do violão, ele precisa ser reposto ou substituído. Você mesmo pode realizar este reparo, se estiver disposto, mas consulte uma loja especializada se não estiver certo de sua capacidade de concluir todos os passos desta tarefa.
Instruções
Cavalete do violão (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Se o cavalete tiver quebrado, deverá ser substituído. Há muitos vendedores de cavaletes, tanto na internet como em lojas de instrumentos musicais.
-
Algumas vezes o cavalete se solta porque a cola estava frágil. Para removê-lo, use uma espátula. Insira-a por baixo do cavalete aplicando uma pequena pressão para cima, em torno de todo o perímetro. Percorra o perímetro várias vezes, levantando a espátula um pouco mais a cada volta, até que o cavalete se solte completamente.
-
Se a técnica anterior não funcionar, a cola pode precisar de alguma ajuda para se soltar. Você pode usar um ferro de passar para fazer isso. Aqueça o cavalete com o ferro para amolecer a cola. Com a cola aquecida, levante o cavalete com a espátula conforme indicado no passo anterior. Alternativamente, você pode usar o ferro para aquecer a espátula, e em seguida, usá-la para soltar a cola.
-
Limpe e raspe área exposta da parte superior, de onde o cavalete foi removido. Use um formão, lima e/ou lixas para fazer isso. Conclua brunindo com lixa número 220.
-
Cubra em volta do perímetro do cavalete com uma fita adesiva de 5 centímetros. Tenha certeza de que todo o perímetro foi coberto. Certifique-se de que a fita está bem colada na superfície.
-
Posicione o cavalete novo, ou já existente, na superfície do instrumento usando os dois parafusos, colocando-os através dos fixadores das cordas "Mi" (E). Rosqueie as porcas na parte inferior ou no interior. O cavalete deve ficar sobreposto à fita adesiva.
-
Percorra ao redor do cavalete com a faca ou riscador a fim de cortar através da fita adesiva.
-
Remova o cavalete e as sobras da fita adesiva da parte interior da área do cavalete.
-
Cole 1,90 centímetros a cada bloco de 2,5 centímetros para as garras dos três grampos.
-
Prepare a cola epoxi ou a outra cola e espalhe uma camada fina na parte inferior do cavalete.
-
Com cuidado, coloque o cavalete e insira os parafusos com as porcas e arruelas dentro do violão. Aperte com uma chave de fenda grande, o mais apertado possível. Limpe qualquer excesso de cola. Use o formão para isto, lixando um pouco na sequência.
-
Coloque os três grampos na posição. Coloque um em cada lado do parafuso e o outro entre os parafusos. Você terá agora cinco pontos de pressão de fixação no cavalete.
-
Limpe qualquer excesso de cola adicional que possa ter vazado ao redor do cavalete.
-
Deixe secar de um dia para o outro e, em seguida, retire os grampos e os parafusos. Faça uma limpeza final com o seu formão e a lixa.
-
Remova a fita, perfure a haste das cordas "Mi" (E) e substitua as cordas da violão.
Dicas
- Para evitar que sua espátula crave as pontas no cavalete, arredonde os cantos com um raio de aproximadamente 6 milímetros. Você também pode desgastar a espátula utilizando uma lixadeira circular até que a lâmina tenha suas pontas afiadas de forma regular.
- Certifique-se de ajustar os grampos antes da aplicação da cola para garantir que eles se encaixem.
O que você precisa
- Espátula de aproximadamente 5 centímetros
- Martelo com cabeça de plástico
- Parafusos de 1/4 de polegada, porca e arruela plana (2 de cada)
- Grampo de metal de grande profundidade (3)
- Riscador ou faca pontuda
- Fita adesiva e papelão
- Cola epoxi de duplo componente, super bonder ou cola de madeira
- Formão de 1/4 de polegada
- Ferro de passar - sem vapor