Contente
Escolher uma cor de tinta não é um processo exato. Iluminação, piso e tecidos de revestimentos usados em uma sala, podem afetar a forma como a cor aparece. Às vezes a tinta parece ótima na tabela de colorações, porém isso não significa que aparecerá do mesmo jeito em casa. Se a cor que você escolheu acabou por ser muito viva em suas paredes, existe uma maneira de apagá-la e suavizar os resultados. É um processo simples que requer uma camada de tinta pura para alcançar o efeito adequado.
Instruções
Uma cor de tinta pode aparecer bem na tabela de coloração mas não funcionar em sua parede (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)-
Compre uma base esmaltada em uma loja de tintas. Esse produto tem consistência líquida e pode ser misturada com pigmentos para criar uma cor transparente. Você pode comprá-la em latas, como as de tinta, e algumas vezes ela fica exposta com os materiais de acabamentos em um armazém.
-
Selecione a cor de tinta que irá ajudar a apagar a coloração da parede. Marrom, preto e branco são todas usadas para amenizar cores muito fortes. A tinta branca resulta em um tom opaco e é indicada para apagar cores pastéis muito vivas. Já o marrom e o preto dão um visual sofisticado a tonalidades fortes de vermelho, violeta, azul, amarelo e verde. Uma outra opção é usar a mesma coloração de tinta, porém em um ou dois tons mais escuros, para suavizar a cor original.
-
Prepare paletas de amostragem para testar seu esmalte antes de aplicá-lo. Para isso, use placas de espuma ou compensado. Corte o material em pedaços de 30 por 30 centímetros. Faça uma quantidade suficiente para efetuar todos os testes que deseja. Aplique a base com o mesmo primer que você utilizou para cobrir as paredes. Em seguida, aplique o mesmo número de camadas da cor de tinta usada sobre o primer na parede. Aguarde secar antes de aplicar o teste.
-
Misture a base de esmalte com sua tinta escolhida. Essa base é geralmente feita misturando uma parte da tinta com três partes do esmalte transparente. Por exemplo, um copo de tinta para três copos de base dará um quarto. No entanto, se durante o processo você achar que o resultado está mais escuro do que deseja, faça uma nova mistura adicionando menos tinta. Crie um modelo de teste para ver os resultados que funcionam melhor para sua situação.
-
Crie suas amostras de teste utilizando um rolo, trapo ou pincel para aplicar o esmalte sobre as placas. Experimente cada tipo de aplicação para decidir qual delas oferece o resultado que você precisa. Adicione uma segunda camada da mistura para obter um exemplo da aparência com duas aplicações. Esses são apenas experimentos, logo seja tão criativo quanto quiser. Não esqueça de anotar como alcançou os resultados para poder repetir o efeito na parede.
-
Prepare a sala para a aplicação do esmalte. Use fita de pintura e lonas para proteger o chão e as áreas ao redor.
-
Prepare sua mistura escolhida e aplique na parede. Efetue essa aplicação em partes de 60 centímetros. Observe, de vez em quando, a uma distância de três metros da parede para se certificar de que está aplicando o produto igualmente em todas as áreas.
Dicas
- Procure ser metódico durante o processo de testes. Anote, atrás de cada placa, a quantidade de tinta e mistura que você utilizou para atingir os resultados. Isso irá ajudá-lo a obter resultados mais precisos quando tiver que misturar o esmalte para aplicar na parede.
O que você precisa
- Espuma
- Primer
- Base de esmalte
- Tinta para parede
- Trapos de algodão, esponjas marinhas, rolos de pintura, pincéis
- Lona
- Fita de pintura
- Balde para mistura
- Bastões para mistura