Contente
A hipoglicemia é um problema que pode afetar qualquer pessoa, mas pode desencadear complicações mais sérias durante a gravidez se não for tratada imediatamente. Compreender as causas, sintomas, tratamento e fatores de risco pode evitar que um episódio de hipoglicemia se torne perigoso para a mãe e o bebê.
A hipoglicemia durante a gravidez é especialmente perigosa (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Sintomas
Os primeiros sintomas da hipoglicemia incluem fadiga, fome, tontura, tremores, sudorese intensa e visão embaçada. Quando os níveis de glicose caem drasticamente, o raciocínio e as funções musculares podem ser prejudicados, e, em casos mais severos, pode ocorrer convulsão, acidente vascular cerebral e coma.
Causas
A queda dos níveis de glicose pode ser causada por intervalos muito grandes entre as refeições, exercícios físicos muito intensos ou administração excessiva de insulina.
Efeitos
Uma queda breve dos níveis de glicose normalmente não constitui riscos sérios para a mãe e o bebê; entretanto, se a glicose sanguínea cair drasticamente ou por um longo período de tempo, desmaios, convulsões, dificuldades respiratórias ou coma podem causar problemas mais graves para a mãe e o bebê.
Prevenção/Solução
A hipoglicemia pode ser prevenida por monitoramento cuidadoso dos níveis de glicose e medidas rápidas quando uma queda se pronunciar. Quando os sinais aparecerem, tomar um copo de leite ou suco, ou ingerir um alimento açucarado ajudará a restabelecer os níveis sanguíneos.
Fatores de risco
Mulheres com diabetes ou diabetes gestacional apresentam maior risco de desenvolver hipoglicemia durante a gravidez, e devem tomar cuidados especiais para monitorar o nível de glicose regularmente.