Contente
- Falta de apetite
- Depressão
- Tosse suave e repetitiva
- Olhos lacrimejantes
- Secreção nasal
- Movimentos rígidos
- Uma barriga achatada
Nada aterroriza mais o coração de um pecuarista do que uma vaca doente. Afinal, uma doença contagiosa pode se espalhar entre um rebanho mais rápido do que fogo. Felizmente, a pneumonia não é contagiosa, mas pode ser mais do que um pouco preocupante. Assim, descubra quais são os sintomas para ficar de olho.
Falta de apetite
Os bovinos que sofrem dos primeiros sintomas de pneumonia comerão menos. Para ver se algum deles está com falta de apetite, feche-o dando-lhe muito espaço para se mover. Isso lhe permitirá monitorar sua ingestão de alimentos.
Depressão
Bovinos que estão doentes muitas vezes mostram sinais de depressão. Eles ficarão com a cabeça baixa e se esconderão entre o grupo, querendo te evitar.
Tosse suave e repetitiva
Tosse suave e repetitiva é outro sintoma precoce de pneumonia em um boi ou vaca. Preste atenção na respiração acelerada que pode ser um sinal de que seu animal está tendo dificuldade em respirar.
Olhos lacrimejantes
Gado doente muitas vezes tem olhos lacrimejantes e sonolentos, além de uma falta de interesse no mundo em torno deles. Como nós, o gado vai realmente parecer que não se sente bem.
Secreção nasal
As vacas que têm pneumonia geralmente têm algum tipo de secreção nasal. Um animal doente também não se importará. Bovinos com pneumonia limpam seus narizes, tanto quanto normal, apesar da descarga.
Movimentos rígidos
Movimentos rígidos é um sinal claro para se observar ao procurar por pneumonia. O gado com essa doença muitas vezes encurta seus passos e tem um movimento afetado e fraco devido à falta de ar.
Uma barriga achatada
O gado doente vai aparentar ter uma barriga achatada ou um lado totalmente reto, ao contrário da aparência arredondada habitual. Esse sintoma é um sinal da falta de apetite mencionada acima.