Contente
Convulsões em gatos podem ter uma grande variedade de causas, desde epilepsia, infecção parasitária até doença cerebral. Um dos sintomas mais marcantes é a espuma. Note que a convulsão não é uma doença e sim um sintoma.
Se seu gato estiver babando, leve-o imediatamente a um veterinário (cat image by tnk333 from Fotolia.com)
Identificação falha da baba
Assim como é difícil determinar as causas de convulsões, identificar os sintomas também. De todos os sintomas desse tipo de problema, talvez o mais comum seja a espuma ou baba que pode acabar sendo confundido como sintomas de problemas dentários. Alguns donos ainda acabam por imaginar ser um sintoma de raiva, mas nada pode ser afirmado sem uma consulta ao veterinário.
Possíveis causas da baba durante convulsões
É difícil dizer se a baba é devido à convulsão em si, pois nesses momentos os gatos perdem o controle e acabam por babar, urinar e defecar, ou se ela foi acionada por outra causa, como exposição a produtos químicos, hipoglicemia ou doença nos rins.
Quando a baba pode ocorrer
A baba ocorre na maioria das vezes durante a pré-convulsão (aura) e durante a convulsão em si (fase ictal). Depois da convulsão, a baba tende a ficar sob controle, mas se seu gato estiver espumando e não tiver nenhum outro sinal, isso pode ser um indicador de um ataque iminente. Procure sempre saber se o animal está agitado, nervoso ou confuso.