Contente
- Animais precisam inspirar oxigênio e expirar gás carbônico
- Como pessoas e animais respiram
- O diafragma: a fonte de energia
- As plantas também respiram
Os pulmões são os responsáveis pela respiração humana (Comstock/Comstock/Getty Images)
Animais precisam inspirar oxigênio e expirar gás carbônico
Respirar é importante aos animais, pois as células precisam de oxigênio para se locomover, reproduzir e funcionar. A respiração também expele dióxido de carbono (gás carbônico), que é um subproduto dos processos dentro dos corpos dos animais. Se houver alastramento de moléculas de CO2, o animal virá a falecer. Esse fenômeno é chamado de intoxicação por dióxido de carbono.
Intoxicação por CO2 pode levar à morte (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)Como pessoas e animais respiram
Um ser-humano respira mais ou menos 20 vezes por minuto, levando para dentro do corpo cerca de 2,66 litros de ar durante esse tempo. Respirar leva o ar (que contém oxigênio, nitrogênio e traços de gás carbônico) ao sangue, que circula por todo o corpo. A maioria dos animais respira por um tipo de nariz, por brânquias, ou até mesmo pela pele. Então o ar passa pela laringe e pela traqueia, onde é direcionado à cavidade no peito. Outros animais tem órgãos mais ou menos parecidos ou um sistema mais simplificado para executar a mesma função. No peito, a traqueia se divide em dois brônquios, que levam o ar ao pulmão. Dentro dos pulmões existem dois sacos chamados alvéolos. O oxigênio passa por eles e se dispersa pelos capilares na corrente sanguínea. Os glóbulos vermelhos levam o oxigênio necessário para todas as células do corpo. Ao mesmo tempo, o sangue das veias, rico em dióxido de carbono, leva o dióxido de carbono aos alvéolos, que é descartado do corpo fazendo o trajeto contrário.
O diafragma: a fonte de energia
O diafragma é uma camada de músculos localizado embaixo do peito. A sua função é contrair, o que puxa o oxigênio para os pulmões, e então dilatar, processo que leva o gás carbônico para fora dos pulmões. Na contração, o diafragma abaixa a pressão interna de ar no corpo e cria espaço para os pulmões aumentarem. Quando o diafragma dilata, os pulmões se comprimem e o CO2 é expelido.
As plantas também respiram
De certa forma, pode-se dizer que as plantas também respiram. Gramas, árvores, flores e arbustos inspiram o dióxido de carbono que animais e humanos expiram, e o absorvem no seu sistema por meio de caules e folhas, usando-o para a transformação em energia celular. O subproduto da respiração das plantas é o oxigênio, que é novamente usado por animais.
Plantas expiram oxigênio, que é usado novamente por animais e humanos (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)