Contente
Zumbido nos ouvidos pode ter muitas causas diferentes. No oriente, ou na medicina chinesa, o tratamento pode variar, mas definir a raiz do problema é fundamental. No entanto, certas causas de zumbido não possuem nenhuma outra explicação. Felizmente, para esses indivíduos, a medicina oriental ainda oferece remédios alternativos que podem ajudar.
Zumbido nos ouvidos pode vir de muitas causas diferentes. (ear image by Connfetti from Fotolia.com)
Remédios orientais tradicionais
Acupuntura é frequentemente utilizada na medicina chinesa para tratar zumbidos. Certas disfunções hepáticas e renais são conhecidas por produzir esse sintoma, assim, a acupuntura pode ser usada para resolver deficiências nestas áreas. Plantas são frequentemente usadas em tratamentos orientais, isso também vale para lidar com os zumbidos. Os chineses tem utilizado a fitoterapia por milhares de anos, sementes de gergelim são um ingrediente botânico que herboristas chineses podem usar para esse tratamento. Acredita-se que essas sementes sejam boas para tonturas e visão turva também, outro remédio envolve comer sementes de girassol e beber um chá de ervas impregnado de cascas dessas sementes. Se a causa do zumbido for hipertensão, as ervas san-huang-hsieh-hsin-tang, uma uma combinação de coptis e ruibarbo, podem ser prescritas por um herborista chinês. Outra antiga e efetiva erva medicinal é a ginkgo biloba. A árvore ginkgo é uma das mais antigas da Terra, enquanto a medicina oriental tem usado suas folhas desde muito tempo atrás, a medicina ocidental apenas começou nas décadas recentes. Acredita-se que a ginkgo biloba ajuda o sistema circulatório e age como um filtro para o sangue. Por isso, mais oxigênio é transportado através do corpo e do cérebro, essa planta é tomada, frequentemente, para melhorar a memória. Acredita-se, também, que estimule o sistema auditivo, podendo então ajudar com o zumbido nos ouvidos. O cohosh-preto é outra erva usada para tratar zumbidos, direcionando o estresse profundo que está frequentemente associado com essa condição, então, se o zumbido gera ou resulta de estresse, o cohosh-preto pode ajudar. Muitos herboristas recomendarão combinar o cohosh-preto com a ginkgo biloba.
Remédios de combinações orientais disponíveis
A Native Remedies fabrica o TinnaRex, segundo a empresa, o produto atende aos mais altos padrões farmacêuticos usando matérias-primas da melhor qualidade. A fórmula do TinnaRex é feita para promover harmonia e saúde dos ouvidos e do sistema nervoso, ela alega aclarar a audição enquanto oferece sensações gerais de bem-estar, harmonia e equilíbrio. Esse remédio é feito de gingko biloba, alecrim, aveia verde, verbena e o ingrediente homeopático ácido salicílico. Naturally Pure Health Products, LLC oferece um remédio feito de ervas chinesas chamado X-Tinnitus, esse remédio contém a fruta fructus corni e as raízes radix rehmanniae preparata, cortex moutan, rhizoma dioscoreae, poria, rhizoma alismatis, e radix bupleuri, é um medicamento homeopático, fitoterápico, que também alega reduzir o barulho nos ouvidos e ajudar a lidar com essa condição.