Contente
Se você tem azia, ela pode ser causada por refluxo ácido, uma condição na qual o ácido do estômago retorna para o esôfago. Quando o refluxo ácido é um problema crônico, ele é chamado doença de refluxo gastroesofágico ou DRGE.
Cerca de 17 milhões de Americanos possuem sintomas de azia (Image by Flickr.com, courtesy of Mike Licht)
Identificação
Refluxo ácido comumente ocorre quando o esfíncter na parte inferior do esôfago - que abre para permitir que a comida flua até o estômago - permite que o ácido volte de fluxo para o esôfago. Isso pode acontecer quando você comeu demais, quando se deitar imediatamente depois de comer, ou quando o esfíncter torna-se fraco e não consegue fechar corretamente. Fumo, certos alimentos, álcool e medicamentos de prescrição podem contribuir para o enfraquecimento dos músculos do esfíncter, de acordo com HealthGuidance.org.
Equívocos
Antiácidos são comumente prescritos para o refluxo ácido, mas profissionais holísticas como o Dr. Nicola Tauraso acredita que isso é um erro. Refluxo ácido, como outros problemas digestivos, não é causado pelo excesso de ácido estomacal, diz Tauraso. Ele pode ser um efeito da indigestão, que decorre de não ter ácido estomacal suficiente para repartir corretamente a comida quando você come. Essa condição é chamada de hipocloridria. Tauraso adverte que os antiácidos que realmente reduzem ainda mais os ácidos do estômago podem causar danos.
Significado
O médico naturopata Andrew Rubman concorda que é necessário o ácido do estômago quando você está comendo para repartir o alimento em seu estômago. Se você não tiver o equilíbrio adequado dos sucos digestivos, apenas alguns dos alimentos serão repartidos; os alimentos restantes vão começar a fermentar no estômago, se não houver ácido insuficiente para equilibrar as bactérias. O resultado é o acúmulo de gás doloroso ou expulsão, muitas vezes acompanhada de ardor ou queimação líquida do estômago. Por outro lado, o ácido pode causar problemas entre as refeições; lanches alertam o seu estômago para produzir ácido quando há pouco ou nenhum alimento para ser trabalhado. Sendo assim, o que geralmente chamamos de excesso de acidez estomacal é a "acidez gástrica inadequada", diz o Dr. Rubman.
Solução/Prevenção
Para ajudar a combater o refluxo ácido, Dr. Rubman diz que a prevenção é o melhor remédio. • Para parar o excesso de produção de ácidos estomacais entre as refeições, não coma lanches com frequência ou masque chiclete, esta ação causa a produção de ácido no momento errado. • Evite excessos. Comer demais de uma só vez aumenta a pressão sobre o estômago e força até o esôfago. • Espere duas horas entre as refeições. Demora-se muito tempo para digerir corretamente os alimentos. • Nunca deite-se imediatamente depois de comer uma grande refeição.
Considerações
Não beba muito líquido durante as refeições. Mais alguns goles podem inibir os ácidos no estômago de digerir corretamente e repartir os alimentos. A mastigação também desencadeia produção de ácido, então, coma lentamente e mastigue a comida muito bem antes de engolir.
Alerta
Azia pode ser relacionada com a presença de helicobacter pylori bactérias no estômago, que pode resultar em úlceras ou até mesmo câncer. Se os sintomas persistirem mais de uma semana a dez dias, consulte seu médico e peça um exame de sangue para determinar se você tem esta bactéria. Se o fizer, pode facilmente ser tratada, de acordo com o Dr. Tauraso.