Contente
É essencial que um mamífero recém-nascido se alimente assim que possível após o nascimento. Um filhote que não mama dentro das primeiras 24 horas corre risco de morrer. Alguns deles são incapazes ou não querem começar a mamar e cabe ao dono descobrir o motivo e resolver o problema rapidamente.
Filhotes precisam se alimentar dentro das primeiras 24 horas de vida (Comstock/Comstock/Getty Images)
Fenda palatina
A fenda palatina é um defeito genético que envolve um buraco no céu da boca. Ela é a parte que separa a boca da cavidade nasal e tem uma placa óssea na frente da boca e uma carnuda na parte de trás. Se o buraco for grande o suficiente, ele impede que o animal sugue com a boca, deixando-o incapaz de mamar. Fendas palatinas menos severas podem levar a pneumonia, uma vez que o animal pode aspirar o leite em seus pulmões enquanto mama. Os veterinários normalmente recomendam eutanásia de bebês que não são capazes de mamar graças a esse problema.
Hipotermia ou febre
Tire a temperatura do filhote usando um termômetro retal para certificar-se de que ele não está sofrendo de hipotermia ou febre. Se a temperatura do corpo do animal estiver baixa demais, mergulhe-o em água morna. Se ela estiver muito alta, faça o mesmo em água fria. Certifique-se de segurar a cabeça do filhote fora da água e massagear seus membros para aumentar o fluxo sanguíneo. Entre em contato com o seu veterinário para descobrir a razão por trás da mudança de temperatura.
Doença
Filhotes podem estar fracos demais para mamar por estarem doentes. Esse é um problema em animais no qual o filhote deve ficar em pé para mamar, como em cabras, ovelhas, gado e cavalos. Se a mãe estava infectada com certas doenças antes do nascimento, a infecção pode ter passado para o filhote, deixando-o fraco demais para ficar em pé. Se possível, tire o leite da mãe e amamente o filhote usando uma mamadeira. Você precisará consultar o seu veterinário para informações sobre o tratamento.
Problemas com a mãe
Sob certas circunstâncias, algumas mães rejeitam seus filhotes e se negam a amamentar. Isso pode ser relacionado com problemas médicos que causam dor na amamentação ou muita intervenção humana. Não mexa com os filhotes a menos que haja um problema evidente. Se possível, deixe os bebês mamarem durante as primeiras 24 horas para que possam beneficiar seus sistemas imunológicos através do colostro. O colostro é o primeiro leite, cheio de anticorpos do sistema imunitário da mãe. Ele fornece proteção contra doenças nas primeira semanas de vida. Com animais de porte médio como cães ou gatos, a mãe pode ser segurada ou consolada enquanto amamenta os filhotes. Se mesmo assim ela ainda os rejeitar, é necessário que você mesmo os amamente usando uma mamadeira.