Contente
Os fornos de micro-ondas tornaram-se alguns dos utensílios de cozinha mais difundidos nas residências, principalmente devido à sua facilidade, conveniência e tempo de cozimento rápido. Eles utilizam a radiação de micro-ondas para acelerar as moléculas de água nos produtos alimentares e, portanto, são concebidas para conter a radiação no interior do forno durante o uso. Embora em condições normais, as micro-ondas não sejam perigosas, usar um forno danificado exige cuidado extra.
Microondas é seguro, porém quando danificado exige atenção redobrada (Zedcor Wholly Owned/PhotoObjects.net/Getty Images)
Cozimento com radiação de micro-ondas
Um equívoco comum sobre as micro-ondas é que elas não cozinham realmente os alimentos, a radiação de micro-ondas é precipitada em direção à comida com um ventilador e ela acelera o movimento de moléculas da água no interior do alimento. De acordo com o United States Department of Agriculture, a radiação de micro-ondas ocorre em um comprimento de onda semelhante ao da máquina de barbear, televisão, radar e de ondas de rádio, e a ordem de grandeza é mais fraca do que os raios-X, radiação nuclear ou outros formas mais prejudiciais de radiação.
Micro-ondas danificado
Mesmo tendo em conta a fraqueza da radiação de micro-ondas em relação a outras formas de radiação, os regulamentos federais exigem que os fabricantes de fornos construam o micro-ondas de forma que a radiação permaneça completamente em seu interior. Quando uma parte de um forno de micro-ondas está rachada ou danificada, a radiação pode potencialmente vazar. Ainda assim, ele teria de sofrer danos substanciais para que o vazamento de radiação seja suficiente para representar um risco à saúde humana.
Segurança
A maneira mais fácil e importante de evitar colocar sua família em risco é nunca usar um micro-ondas que esteja danificado de alguma forma. Verifique regularmente qualquer perfuração na janela e porta do forno. Inspecione também selos de porta para se certificar de que estão em boas condições de funcionamento. Os fornos também são equipados com uma chave de intertravamento que desativa o magnetron, produtor de radiação, assim que a porta abre, teste o interruptor de bloqueio, abrindo a porta do forno enquanto ele estiver ligado para se certificar de que o cozimento para imediatamente.
Outras considerações
Anos atrás, alguns especialistas começaram a se preocupar com o fato de que as emissões de radiação das micro-ondas pudessem interferir no funcionamento de marca-passos cardíacos. Os fornos vendidos durante esse tempo, mesmo incluído rótulos que alertavam contra o uso do micro-ondas por pessoas com marca-passos, já foram removidos desde que a interferência em marca-passos já não era mais considerada uma das principais preocupações de segurança. Novamente, a melhor maneira de evitar quaisquer perigos potenciais para os membros de sua família que usam marca-passo é nunca usar um forno de micro-ondas que esteja danificado de alguma forma.