Contente
Olhe em seu armário e você verá, sem dúvida, os mesmos tecidos várias vezes. Há uma razão para isso. Seja grosso ou fino, texturizado ou liso, brilhante ou fosco, opaco ou transparente, estes tecidos possuem características marcantes, tornando-os favoritos tanto da indústria têxtil quanto da moda.
Há alguns tecidos que são os favoritos da moda (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Algodão
O algodão é um tecido de fibra natural fabricado de uma planta de algodão, e que possui pelo menos uma história de 7.000 anos de idade. Seus exemplos incluem jeans, veludo, anarruga e atoalhados. As fibras esticam facilmente, dando ao algodão uma reputação de uso confortável. Como ele absorve a umidade, as fabricações mais comuns são toalhas, roupas íntimas e esportivas. O algodão não tratado encolhe com facilidade, por isso compre itens cuidadosamente com isso em mente. Muitos produtos são pré-encolhidos e praticamente não trazem preocupações.
Poliéster
Embora o poliéster sofra um ligeiro estigma do seu apogeu como o tecido de escolha dos fabricantes nos anos setenta, a maioria das pessoas pode se surpreender ao ver quantos itens em seus guarda-roupas contêm poliéster. Essa é uma fibra sintética, ou feita pelo homem, e é um dos tecidos mais versáteis disponíveis. Apesar de não ser conhecido por sua respirabilidade, ele pode ser lavado facilmente, não enruga e seca rapidamente. Muitas vezes ele é tecido com viscose, lã ou fios de algodão para aumentar a versatilidade do produto.
Viscose
No final do século 19, a França apresentou a viscose para o mundo e a chamou de "seda artificial". Feita de fibras naturais de polpa de madeira, ela compartilha muitas características do algodão, como a capacidade de absorver a umidade e ser confortável contra a pele. A viscose segura bem o corante e é frequentemente usada em tecidos mais formais. Ela é instável quando molhada e exige um apoio extra para evitar estique. Prolongue a vida útil de sua roupa de viscose e preste atenção especial às instruções na etiqueta da peça.
Lã
Casacos, cobertores, ternos, saias, calças e saiotes escoceses muitas vezes carregam o rótulo de "100% lã". Cortesia da ovelha tosquiada, as roupas de lã oferecem benefícios tais como resistência a chamas, retenção de forma e longevidade. O tecido pode ser usado em todas as estações dependendo do trançado. Crepe ou gabardine de lã é um traje adequado para o ano todo, enquanto a flanela é geralmente reservada para um tempo mais frio. A principal desvantagem da lã é a sua tendência a encolher, então certifique-se de lavar a seco, a menos que a etiqueta da roupa diga o contrário.