Contente
O termo "técnico em RAD" pode referir-se ambos ao termo técnico radiológico ou tecnólogo radiológico. Aqueles que trabalham em qualquer uma dessas posições utilizam a tecnologia de imagem para auxiliar no diagnóstico de problemas médicos. Eles usam equipamentos de diagnóstico de imagem para ver as partes internas do corpo. Embora existam pequenas diferenças entre técnicos e tecnólogos em radiologia, eles partilham essencialmente os mesmos deveres, de acordo com o Bureau of Labor Statistics.
A formação dos técnicos em radiologia os ensina a limitar tanto a si quanto ao paciente em exposição à radiação (x-ray image by Claudio Calcagno from Fotolia.com)
Preparação dos pacientes
Os técnicos em radiologia precisam ter excelentes habilidades de comunicação, pois eles são responsáveis por explicar os procedimentos de diagnóstico de imagem aos pacientes. Eles também os preparam para raio-x ou outros exames de imagem. Isso inclui a remoção de jóias ou de quaisquer outros itens de um paciente que possam interferir no exame. Eles então cercam o paciente posicionado com dispositivos de proteção que limitarão a exposição à radiação do paciente.
Deveres no consultório
Os técnicos em radiologia geralmente tem deveres em consultórios ou escritórios, além de executar procedimentos de imagem. Os supervisores atribuem-lhes tarefas como preparar arquivos médicos ou de pacientes e a manutenção de equipamentos do departamento de radiologia. Os técnicos experientes podem assumir mais responsabilidades conforme a carreira progride. Eles podem ser promovidos a uma posição mais gerencial e estar envolvidos na supervisão das compras departamentais. Os técnicos com maiores níveis de escolaridade e experiência podem avançar para o papel de supervisionar novos técnicos ou tecnólogos.
Diferença entre técnicos e tecnólogos
Embora ambos os técnicos e tecnólogos em radiologia trabalham com tecnologia de diagnóstico de imagem, o Bureau of Labor Statistics relata que os tecnólogos normalmente têm deveres que exigem um maior nível de especialização. Enquanto os técnicos realizam principalmente processos de raios-x, os tecnólogos utilizam métodos de imagem adicionais. Duas delas - a tomografia computadorizada (TC) e a ressonância magnética (MRI) - utilizam raios-x para criar imagens em 3D das partes internas do corpo. Algumas desses técnicos em radiologia recebem a certificação em especializações como a mamografia, que envolve o uso de raios-x para criar uma imagem de tecidos mamários internos. Os tecnólogos também preparam e administram soluções de fluidos aos doentes, permitindo que os médicos vejam outros tecidos moles internos do corpo.