Contente
Regiões de clima quente, onde as temperaturas ultrapassam os 37ºC ou a umidade relativa do ar é intensa durante a maior parte do ano, requerem escolhas cuidadosas para as cores do interior. Se você vive em uma região de clima quente, escolha cores internas que tragam a sensação de frescor, assim como, também, escolha cores que iluminem o ambiente, para que não seja necessário introduzir mais calor através de iluminação artificial.
A cor verde-água é uma opção de cor refrescante para interiores quentes (Blue Ocean Waters image by Egor Ukoloff from Fotolia.com)
Quartos com sombra
A paisagem ao redor de uma casa pode incluir árvores que fazem sombra e, consequentemente, filtram a luz do sol. Além de reduzir a temperatura interior, a sombra pode, também, fazer com que o quarto pareça cinza e desbotado devido à falta de luz natural. Lâmpadas de iluminação acesas durante todo o dia podem aumentar a sensação de melancolia. Para que isso não ocorra, use tons cintilantes para iluminar o interior, sem adição de calor. Tons de verde-água ou azul marinho são duas opções de cores de refrigeração que adicionam brilho às paredes, além de uma sensação de textura suave aos tecidos. Essas cores atraem luz para o cômodo, criando um ambiente mais aberto e dando a sensação de iluminação em um ambiente com sombra.
Cômodos iluminados
Tons cremosos, como amarelo pálido e rosa areia, dão a sensação de frescor para cômodos iluminados e ensolarados, mas precisam de detalhes em verde escuro ou vermelho para adicionar uma profundidade visual. Paredes em tons amarelo pastel suavizam a entrada de luz natural, mas se estiverem exclusivamente nesses tons, os detalhes se perdem na "mesmice" do espaço. Acrescente verde musgo através de tecidos e obras de arte e coloque acessórios, tais como cerâmica e almofadas, em vermelho e amarelo escuro.
Cômodos com ganho de calor
Quartos com paredes externas voltadas para o sul podem ter altas taxas de ganho de calor, pois elas recolhem o calor do sol e libera-o para o interior do cômodo. Decore esses quartos com cores frescas e texturas suaves. Use tinta branca com um fundo azul para as paredes, mantendo o equilíbrio com uma variedade de tons azuis. Adicione tecidos azuis e brancos com texturas suaves. Use peças de arte em tons mais escuros de azul e verde para melhorar o visual. Use pisos de madeira pintados de branco ou carpete azul pastel para a textura a fim de dar uma sensação de refrescância ao espaço.
Cômodos grandes
A arquitetura em ambientes de clima quente normalmente requer cômodos grandes e espaçosos para aumentar a circulação de ar. Estes espaços maiores, entretanto, podem parecer quentes caso o esquema de cores tenha sido intenso. Uma combinação com mais de três cores diferentes é muito "energético", gerando a sensação de calor. Use, nestes espaços maiores, tons neutros de terra para acalmar o ambiente. Paredes de alabastro e tecidos beges moderam a luz nestes espaços. Ainda para evitar o calor, coloque os detalhes das janelas, pisos e tecidos em tons marrons escuro e dourados. O esquema de cores monocromático é, ao mesmo tempo, aconchegante e refrescante.