Contente
- Cólicas abdominais intensas
- Dor lombar
- Causas de cólicas abdominais intensas
- Outros fatores que causam cólicas abdominais
- Causas de dor lombar
As cólicas abdominais e a dor lombar são doenças comuns. Elas podem ser muito dolorosas e, por vezes, podem alterar as programações diárias dos indivíduos afetados. A maior parte da dor é proveniente do estômago, bem como da região inferior das costas, e pode ser tratada e controlada, embora, por vezes, a dor lombar seja mais difícil de diagnosticar e tratar.
Uma mulher segura a parte inferior das costas com dores (Tom Le Goff/Photodisc/Getty Images)
Cólicas abdominais intensas
As cólicas abdominais graves, também conhecidas como dor de barriga, são as dores que ocorrem na região do estômago e que se estendem desde o peito inferior até a virilha. Como existem diversos órgãos na área do estômago, as dores podem se originar de órgãos relacionados à digestão, incluindo os intestino delgado ou grosso, o fígado, a vesícula biliar, o apêndice, os rins ou o baço. Às vezes, a dor de estômago é causada por bactérias ou outras infecções, como um resfriado comum ou gripe.
A mulher sente dor em seu abdômen (BananaStock/BananaStock/Getty Images)Dor lombar
A dor lombar é frequentemente experimentada por muitas razões diferentes. Esse tipo de dor é centrada na região da coluna vertebral e é geralmente acompanhada por sensações de queimação fortes e de uma dor que pode ser muito intensa e desconfortável para o paciente. Algumas dores nas costas podem resultar de fraqueza na região lombar, associada a problemas de ligamentos, músculos e tendões.
Um homem põe a mão sobre uma área de desconforto na parte inferior das costas (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Causas de cólicas abdominais intensas
Existem muitos fatores que contribuem para a dor abdominal. Apendicite, que é a inflamação do apêndice humano, é um possível fator. As obstruções do intestino delgado, que podem resultar de constipação, são conhecidas por provocar cólicas abdominais intensas. A diarreia pode causar dor e cólicas abdominais, bem como desidratação.
Outros fatores que causam cólicas abdominais
Muitos tipos de alimentos podem estar contaminados e potencialmente levar a todos os tipos de intoxicação alimentar. Algumas pessoas podem ser alérgicas a alimentos que podem perturbar o seu estômago quando esse alimento é consumido. O excesso de concentração de gases no estômago pode provocar cólicas abdominais intensas. O refluxo gastroesofágico, a azia, a hérnia ou as doenças inflamatórias intestinais, também conhecidas como doença de Crohn, também são fatores que contribuem para cólicas estomacais intensas.
Causas de dor lombar
Muitos fatores podem causar ou contribuir para as dores nas costas. Alguns acidentes na região lombar ou outras lesões que afetam os músculos podem levar à dores nas costas. Por vezes, o envelhecimento pode causar osteoporose e este problema pode também levar à deterioração da cartilagem que pode causar dor intensa. A osteoporose pode conduzir a perda de ossos ou a fraturas que também podem conduzir a dor lombar. O câncer e a fibromialgia também são conhecidos fatores que podem contribuir para a dor lombar. As inflamações nos músculos, tendões e ligamentos na área podem evoluir para dor lombar também.