Contente
O "Ato do ar limpo" de 1990 requer que todos os carros e caminhonetes leves fabricados depois de 1995, incluindo a Dodge Ram, possuam um computador de diagnóstico de bordo (OBD) para monitorar o controle de emissões e outros sistemas do veículo. O OBD mostra um código padronizado quando há suspeita de algumas falhas do veículo.
A Dodge RAM possui um computador de diagnóstico de bordo (OBD) (Scott Olson/Getty Images News/Getty Images)
OBD-II
A indústria automotiva chama a segunda geração de computadores OBD de OBD-II. Esses computadores possuem códigos de falhas gravados em sua memória, que podem ser lidos com um dispositivo portátil de escaneamento.
Falhas
Um OBD-II monitora uma série de sensores eletrônicos do motor e outros sistemas do veículo. Quando um sensor apresenta uma leitura fora do padrão, o computador acende a luz "Cheque o motor" e grava um código padronizado de cinco dígitos na memória. O código indica qual sensor disparou o alerta de problema.
Pesquisa
O conjunto de códigos padrões é amplamente publicado nos manuais de usuário e nas páginas da internet dedicadas a reparos automotivos. Algumas páginas também sugerem as possíveis causas de falhas e suas soluções.
Código P0171
O código P0171 indica um problema no sistema de injeção de combustível. O sensor pode informar que a mistura ar-combustível está muito pobre, significando que há muito oxigênio nos gases de escape. Se o sensor estiver correto, o veículo poderá apresentar algumas falhas e hesitações na aceleração ou cortar a energia.
Causas
O código P0171 é geralmente causado por sujeiro no sensor de massa do fluxo de ar (MAF) ou um vazamento de ar entre o sensor e o motor. Baixa pressão de combustível causada por um defeito na bomba ou no filtro de combustível também pode causar o erro P0171.