Contente
A queratina é uma proteína resistente e um importante componente da pele, cabelo e unhas. A queratose ocorre quando há acúmulo dessa proteína, causando vários tipos de tumorações na pele. Há várias causas e vários tipos diferentes de lesões.
A queratina é um importante componente da pele (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Genética
De acordo com Dr. Nili N. Alai, do site MedicineNet.com, a maioria dos tipos de queratose não possui uma causa identificável, mas a genética parece ter grande importância nisso. Por exemplo, 50 a 70 por cento das pessoas afetadas por queratose pilar têm um forte histórico familiar da doença. A Academia Americana de Dermatologia afirma que a genética também desempenha forte influência na queratose seborreica. A queratose pilar forma pequenas saliências, como se os pelos estivessem arrepiados, nos braços, nádegas e pernas. Algumas pessoas se referem a ela como "pele de galinha". A queratose seborreica provoca crescimentos semelhantes a verrugas, que podem aparecer em qualquer parte do corpo.
Outras Condições
Segundo o site Mayo Clinic, o acúmulo de queratina pode estar ligado a outras condições, incluindo alergias, eczema, dermatite, rinite, asma e ictiose vulgar.
Exposição UV
A queratose solar resulta da exposição excessiva à luz ultravioleta, tanto do sol quanto de camas de bronzeamento, diz o site Mayo Clinic. Essa exposição excessiva interfere no processo normal de desenvolvimento celular da pele e provoca descoloração e excesso de acúmulo de queratina. Esses crescimentos muitas vezes aparecem como manchas secas na pele. A exposição aos raios UV também pode influenciar no desenvolvimento da ceratose seborreica.
Condição Dermatológica
A queratose parece ser mais frequente em pessoas que possuam a pele excessivamente seca ou hipersensível.