Contente
Por muitas décadas, os trabalhadores sustentaram uma semana de trabalho de 40 horas em tempo integral tradicional ou a tempo parcial de 35 horas. Hoje, muitos empregadores oferecem horários de trabalho alternativos, que permitem aos funcionários trabalhar um turno diferente todos os dias. Isso proporciona benefícios tanto para empregadores quanto para os empregados.
Um horário de trabaho flexível beneficia ambos os lados (Siri Stafford/Digital Vision/Getty Images)
Recrutamento e retenção
Quando os empregadores oferecem aos candidatos ao emprego um horário de trabalho alternativo, isso também os beneficia, pois oferece à empresa uma vantagem sobre seus concorrentes. Isso também ajuda a manter os funcionários atuais, pois eles ficarão felizes com a flexibilidade do horário da empresa.
Flexibilidade
Horários de trabalho alternativos significa que os funcionários não têm de manter uma programação regular, o que às vezes pode tornar-se monótono. Além disso, esse tipo de programação é bom para os funcionários que têm outras obrigações. Por exemplo, um empregado pode precisar de alguns dias de folga por semana para cuidar de um parente idoso.
Equilíbrio entre vida e trabalho
Nos termos de um horário de trabalho alternativo, os funcionários podem alcançar um equilíbrio saudável entre trabalho e vida pessoal. Por exemplo, se um empregado recebe um fim de semana de folga, ele ficará ansioso para cumprir seus planos e desfrutar de suas atividades. Quando retornar ao trabalho, ele não se sentirá tão estressado e pode ter algumas ideias novas, agora que está revigorado.
Equívocos
Nem todos os locais de trabalho oferecem horários alternados, mas se você precisa desse tipo de programação devido a circunstâncias específicas, é melhor pedir isso no início do processo de contratação. Por exemplo, se você for um estudante em tempo integral, é preciso mostrar o seu horário escolar ao gerente, antes que ele prepare o seu turno.
Considerações
Embora os horários de trabalho alternativos sejam benéficos, tenha em mente que você pode ter que trabalhar em alguns fins de semana e feriados quando necessário. Além disso, também há uma chance de que seu salário possa variar de semana para semana, pois sua programação não será a mesma todos os dias.