Contente
As bolotas são os frutos produzidos pelas árvores de carvalho e são uma importante fonte de alimento para os animais. Elas fornecem proteínas e calorias para os animais selvagens durante o outono e inverno, quando não existe os frutos do verão. Ao contrário das frutas, essas nozes possuem uma casca dura que as protege do apodrecimento rápido, proporcionando uma vida útil mais longa.
As bolotas mudam sua cor de verde para marrom quando estão maduras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Mamíferos
Mais de dez espécies de animais comem bolotas, de acordo com o Florida Cooperative Extension Service. Os mamíferos que comem este frutos incluem esquilos, esquilos voadores, ratos, ratazanas, coelhos, guaxinins, gambás e raposas.
Pássaros
Pássaros como chapins, cardeais, pica-paus de cabeça vermelha, codornas, gralhas e corvos, são conhecidos por comer as bolotas, especialmente do carvalho branco, que geralmente produz frutos menos amargos que os outros. Os pássaros com bicos maiores são mais capazes de abrir as nozes maduras. Aves que são caçadas, como pato, peru e perdiz, também consomem as bolotas.
Animais alimentados por humanos
Os caçadores sabem que veado e javali selvagem gostam de bolotas e, por vezes eles as colocam nos alimentadores. Vacas, ovelhas e cavalos também comem bolotas e folhas de carvalho, mas ficam doentes. Especialistas em pecuária recomendam que estes animais não pastem em áreas com muitas dessas árvores.
Humanos
Os taninos dos carvalhos criam um amargo nas bolotas que as deixam com um sabor desagradável para a maioria das pessoas. As bolotas podem ser fervidas para reduzir o tanino. Algumas pessoas podem achar que esse processo de reduzir o tanino dá muito trabalho, mas outras gostam do desafio. Hank Shaw, autor de "Hunt, Gather, Cook: Finding the Forgotten Feast" prefere assar os frutos para tirar o adocicado. Ele gosta deles com a casca, fervidos, secos e depois assados a 150º C. O tempo no forno é de 30 minutos a uma hora, com algumas variedades entre os frutos.